História da sexualidade

História da sexualidade Michel Foucault


Compartilhe


História da sexualidade #3


O cuidado de si




Ao longo dos anos 1970, Michel Foucault dedicou seu trabalho no Collège de France à análise do lugar da sexualidade na sociedade ocidental, o que deu origem à História da sexualidade, em quatro volumes. Sua reflexão encontrou no sexo e na sexualidade a causa de todos os acontecimentos da vida social. O filósofo empreendeu uma pesquisa histórica, estabelecendo uma antropologia e uma análise do discurso acerca desse tema tão fundamental para a condição humana.

O terceiro volume, O cuidado de si, estuda o desenvolvimento, nos dois primeiros séculos da nossa era, da arte da existência criada pelos gregos. Assim, examina o modo de subjetivação característico dessa época para compreender sua diferença tanto em relação à Grécia, que criou a estética da existência, quanto em relação ao cristianismo, que a inclinou na direção de uma hermenêutica do desejo.

“História da sexualidade:O cuidado de si é um estudo da reflexão filosófica, moral e médica sobre os prazeres e a conduta sexual que retoma os mesmos temas de O uso dos prazeres: o cuidado com o corpo e com a saúde, a relação com a mulher e o casamento, com os rapazes, com a verdade.” – Roberto Machado

Filosofia / Sociologia

Edições (6)

ver mais
História da sexualidade
História da sexualidade 3
História da Sexualidade
História da sexualidade

Similares

(37) ver mais
História da sexualidade, vol. 1
História da Sexualidade
Arte, epistemologia, filosofia e história da medicina
História da sexualidade, vol. 2

Estatísticas

Desejam225
Trocam2
Avaliações 4.3 / 169
5
ranking 50
50%
4
ranking 36
36%
3
ranking 11
11%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Lucas B. Reis
cadastrou em:
18/08/2020 11:51:06
Lucas B. Reis
editou em:
18/08/2020 11:51:56