História do Cone Sul

História do Cone Sul Amado Luiz Cervo...


Compartilhe


História do Cone Sul





“História do Cone Sul”: um novo olhar sobre a América Latina

Organizado por Amado Luiz Cervo e Mario Rapoport, o livro História do Cone Sul ganha uma nova edição, ampliada e atualizada pela Editora Revan, com lançamento para o mês de junho. Mais que um relato histórico sobre a formação dessa região, composta por Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile, essa obra traz uma análise crítica sobre o tema, apresentando, a partir de artigos escritos por importantes historiadores, uma perspectiva original.

A História do Cone Sul surgiu, antes de tudo, da necessidade de historiadores brasileiros e argentinos de redigir uma obra que não expusesse somente o conhecimento sobre as relações regionais e a inserção internacional dos países do Cone Sul, mas que promovesse uma nova visão sobre esse assunto, já que, atualmente, esses países vivem novos tempos e oportunidades.

Diante desse novo contexto, a segunda edição dessa obra traz um capítulo sobre o Cone Sul do século XXI, abordando a continuidade da integração regional dos perfis nacionais próprios e dos desígnios externos por vezes desencontrados, ao tempo da interdependência da era da globalização. Além disso, ela desconstrói a visão estereotipada acerca das relações internacionais entre os países do Cone Sul, conforme explica o professor Amado Cervo:

“O texto revelará ao leitor que a ideia de que a América Latina não teve e não tem destino próprio, que sua sina é de ser necessariamente passiva diante de comandos externos, não se estriba nos fatos históricos. Revelará igualmente que não procede a tese da rivalidade histórica permanente entre os protagonistas que são os Estados da região. Revelará, entretanto, que as visões do outro que foram construídas no passado padeceram, e muito, de vícios e distorções próprias de historiografias nacionalistas ou ideologizadas.”

A coletânea, que é resultado de várias discussões científicas entre historiadores brasileiros e argentinos, expõe não só o jogo das forças regionais que configuram um subsistema de relações do Cone Sul, analisando a inserção desses países à economia mundial, como também lança um olhar sobre a natureza e a versatilidade das relações regionais com o intuito de descobrir as vertentes históricas do processo de integração regional, proporcionando um texto didático para servir ao ensino da história nas universidades e escolas.

História

Edições (1)

ver mais
História do Cone Sul

Similares

(4) ver mais
Diplomacy
A Construção da Ordem / Teatro de Sombras
A Projeção Internacional do Brasil
A Política Externa Do Regime Militar Brasileiro

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Editora Revan
cadastrou em:
22/10/2015 17:41:06
Silvio
editou em:
10/04/2019 20:14:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR