História do Novo Sobrenome

História do Novo Sobrenome Elena Ferrante


Compartilhe


História do Novo Sobrenome (Série Napolitana #2)





Elena Ferrante, pseudônimo da consagrada escritora italiana de A amiga genial, lançará no Brasil, pela Biblioteca Azul, o segundo volume da tetralogia napolitana. Recentemente indicada ao Man Booker Prize 2016 por Story of the Lost Child, último livro da série, a autora, firme na decisão de não revelar sua real identidade, se tornou um fenômeno literário mundial após a publicação, em 2011, do primeiro dos quatro romances que formam a saga ambientada na Nápoles do pós-guerra.

Best-sellers nos Estados Unidos e na Europa, as obras de Ferrante contam a história da forte ligação das amigas Elena Greco, narradora da história, e de Rafaella Cerullo, mais conhecida como Lila, percorrendo todas as fases da vida das duas, nascidas e crescidas no subúrbio de Nápoles, nos anos de 1950. Após o repentino desaparecimento de Lila, aos 66 anos, Lenu repassa a vida da amiga, explorando os ecos desta em sua própria existência.

Envolvente e com a costumeira cadência impecável, a narrativa de História do novo sobrenome dá espaço para reflexões profundas a respeito da subjetividade, da sexualidade, do amor e, sobretudo, do papel imposto à jovem mulher em meados do século XX ― contraponto construído entre as duas personagens centrais, às voltas com as restritas possibilidades de escolha, mas ao mesmo tempo surpreendidas pelas descobertas acerca de suas próprias capacidades e seus limites.

Lila, que teve os estudos interrompidos por questões familiares – muito cedo teve que trabalhar com o pai e o irmão, se casou cedo. Lenu, por sua vez, consegue se desvencilhar do destino certo das moças da época e não se casa, mas passa a se preparar para a faculdade, levando consigo as marcas definitivas da complexa relação de amizade com Lila – admiração misturada a identificação.

Os personagens vão ganhando espaço na história, não apenas nos acontecimentos cotidianos relatados por Lenu, como também nos comentários subjetivos da narradora. Lenu, sem poupar de nada o leitor, escancara cenas de casamento, de adultério, de supostas e reais traições dentro de uma amizade, mas também os pequenos momentos em que parece acertar as contas com ela mesma.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
História do Novo Sobrenome

Similares

(50) ver mais
História da Menina Perdida
História de quem foge e de quem fica
L
The Story of a New Name

Resenhas para História do Novo Sobrenome (60)

ver mais
on 8/7/16


Jesus Fucking Christ. Depois de ler os dois primeiros livros da série napolitana cheguei à conclusão que Ferrante é o autor vivo que maior satisfação me causa e não estou falando somente de seu estilo, a forma peculiar que ela constrói não apenas cada frase, mas como ela vai galgando cada uma delas para trazer uma linha de pensamento brilhantemente construída. Não é só essa parte dela ser uma literata tão espetacular que nos faz desenvolver uma relação obsessiva com o trabalho da autor... leia mais

Vídeos História do Novo Sobrenome (7)

ver mais
MY BRILLIANT FRIEND | TUDO SOBRE A SÉRIE DA ELENA FERRANTE

MY BRILLIANT FRIEND | TUDO SOBRE A SÉRIE DA E

LIVROS para quem gostou de ME CHAME PELO SEU NOME

LIVROS para quem gostou de ME CHAME PELO SEU

#12 HISTORIA DO NOVO SOBRENOME

#12 HISTORIA DO NOVO SOBRENOME

Resenha #17 História do novo sobrenome, de Elena Ferrante

Resenha #17 História do novo sobrenome, de El


Estatísticas

Desejam477
Trocam6
Avaliações 4.6 / 1.774
5
ranking 68
68%
4
ranking 27
27%
3
ranking 5
5%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

11%

89%

Diego
cadastrou em:
23/03/2016 00:41:04
Paula Fabiana
editou em:
12/11/2017 23:53:29