História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante


Compartilhe


História do novo sobrenome (Série Napolitana #2)





Logo no início de História do novo sobrenome, o segundo romance da série napolitana, retomaremos exatamente o final do romance anterior, A amiga genial:encontraremos imediatamente Lila e Elena, sua relação ambígua de tantos sentimentos e a teia inextricável de dependência e desejo de autoafirmação.

Lila e Elena têm dezesseis anos e sentem-se absolutamente ligadas uma à outra por essa infância de neorrealismo italiano que partilham no subúrbio da Nápoles. Se Elena, a narradora, é tímida, insegura, e vai tateando o mundo para testar suas capacidades, Lila é enérgica, vivaz, e se atira à vida sem medir consequências. Lila acabou de se casar, e o casamento traz promessas de prosperidade e vida boa: Stefano, o noivo, é um versátil comerciante no pós-guerra, herdeiro da fortuna de origem escusa do pai. Mas, ao tomar o sobrenome de seu marido, Lila tem a impressão de ter perdido a si mesma. Já Elena é agora uma estudante modelo, perfeccionista e curiosa, mas que, por mais oportunidades que se abram a ela, carrega sua eterna insegurança e insatisfação.

Mesmo com a maturidade precocemente imposta às duas - pelo casamento, a uma, e pelos estudos, a outra - elas não passam de meninas testando seus limites e sua vontade de transformação. Um verão na praia basta para que um infinito de possibilidades se vislumbre, e a realidade, sempre ela, as enfrente a cada página. É verdade, temos a guerra, as convenções, o casamento, a moral - mas são meninas de dezesseis anos, que desejam como tal, e daí todo um enredo de dores e prazeres pode nascer.

A história e a força da escrita são aqui tão poderosas que não devemos nesse ponto estragar o prazer da descoberta do leitor. Melhor, portanto, render-se a Lila e Elena, por suas andanças pelas ruas de Nápoles, pelos banhos quentes no mar de Ischia, e deixar que nos levem, nas suas afinidades e nas suas diferenças, em sua cumplicidade e em sua disputa, pelo belo movimento de crescimento dessas mulheres.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
História do novo sobrenome
Eyewitness Travel Guide - New Zealand

Similares

(53) ver mais
História da menina perdida
História de quem foge e de quem fica
As inseparáveis
The Story of a New Name

Resenhas para História do novo sobrenome (538)

ver mais
É isso!
on 11/6/20


Você simplesmente não sabe pq está viciado nessa leitura. Mas você está. Você até acha que já leu enredos melhores, até acha que que falta alguma coisa, mas você não consegue parar de ler Elena Ferrante. Talvez agora eu entenda toda a fama. Vamos ao próximo!... leia mais

Vídeos História do novo sobrenome (3)

ver mais
melhores livros do ano :) | retrospectiva 2020 #04

melhores livros do ano :) | retrospectiva 202

Melhores e Piores do ano até agora | TAG dos 50% 2020

Melhores e Piores do ano até agora | TAG dos

Resenha: História do Novo Sobrenome, de Elena Ferrante

Resenha: História do Novo Sobrenome, de Elena


Estatísticas

Desejam732
Trocam14
Avaliações 4.6 / 5.600
5
ranking 72
72%
4
ranking 24
24%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

9%

91%

Diego
cadastrou em:
23/03/2016 00:41:04
Alê | @alexandrejjr
editou em:
08/03/2022 11:46:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR