História do Novo Sobrenome

História do Novo Sobrenome Elena Ferrante


Compartilhe


História do Novo Sobrenome (Série Napolitana #2)





Elena Ferrante, pseudônimo da consagrada escritora italiana de A amiga genial, lançará no Brasil, pela Biblioteca Azul, o segundo volume da tetralogia napolitana. Recentemente indicada ao Man Booker Prize 2016 por Story of the Lost Child, último livro da série, a autora, firme na decisão de não revelar sua real identidade, se tornou um fenômeno literário mundial após a publicação, em 2011, do primeiro dos quatro romances que formam a saga ambientada na Nápoles do pós-guerra.

Best-sellers nos Estados Unidos e na Europa, as obras de Ferrante contam a história da forte ligação das amigas Elena Greco, narradora da história, e de Rafaella Cerullo, mais conhecida como Lila, percorrendo todas as fases da vida das duas, nascidas e crescidas no subúrbio de Nápoles, nos anos de 1950. Após o repentino desaparecimento de Lila, aos 66 anos, Lenu repassa a vida da amiga, explorando os ecos desta em sua própria existência.

Envolvente e com a costumeira cadência impecável, a narrativa de História do novo sobrenome dá espaço para reflexões profundas a respeito da subjetividade, da sexualidade, do amor e, sobretudo, do papel imposto à jovem mulher em meados do século XX ― contraponto construído entre as duas personagens centrais, às voltas com as restritas possibilidades de escolha, mas ao mesmo tempo surpreendidas pelas descobertas acerca de suas próprias capacidades e seus limites.

Lila, que teve os estudos interrompidos por questões familiares – muito cedo teve que trabalhar com o pai e o irmão, se casou cedo. Lenu, por sua vez, consegue se desvencilhar do destino certo das moças da época e não se casa, mas passa a se preparar para a faculdade, levando consigo as marcas definitivas da complexa relação de amizade com Lila – admiração misturada a identificação.

Os personagens vão ganhando espaço na história, não apenas nos acontecimentos cotidianos relatados por Lenu, como também nos comentários subjetivos da narradora. Lenu, sem poupar de nada o leitor, escancara cenas de casamento, de adultério, de supostas e reais traições dentro de uma amizade, mas também os pequenos momentos em que parece acertar as contas com ela mesma.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
História do Novo Sobrenome

Similares

(50) ver mais
História da Menina Perdida
História de quem foge e de quem fica
L
The Story of a New Name

Resenhas para História do Novo Sobrenome (53)

ver mais
on 8/7/16


Jesus Fucking Christ. Depois de ler os dois primeiros livros da série napolitana cheguei à conclusão que Ferrante é o autor vivo que maior satisfação me causa e não estou falando somente de seu estilo, a forma peculiar que ela constrói não apenas cada frase, mas como ela vai galgando cada uma delas para trazer uma linha de pensamento brilhantemente construída. Não é só essa parte dela ser uma literata tão espetacular que nos faz desenvolver uma relação obsessiva com o trabalho da autor... leia mais

Vídeos História do Novo Sobrenome (7)

ver mais
LIVROS para quem gostou de ME CHAME PELO SEU NOME

LIVROS para quem gostou de ME CHAME PELO SEU

#12 HISTORIA DO NOVO SOBRENOME

#12 HISTORIA DO NOVO SOBRENOME

Resenha #17 História do novo sobrenome, de Elena Ferrante

Resenha #17 História do novo sobrenome, de El

Ep. #83: História do Novo Sobrenome, de Elena Ferrante

Ep. #83: História do Novo Sobrenome, de Elena


Estatísticas

Desejam462
Trocam6
Avaliações 4.6 / 1.646
5
ranking 67
67%
4
ranking 28
28%
3
ranking 5
5%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

12%

88%

Diego
cadastrou em:
23/03/2016 00:41:04
Paula Fabiana
editou em:
12/11/2017 23:53:29