História e Desenvolvimento

História e Desenvolvimento Caio Prado Júnior


Compartilhe


História e Desenvolvimento


a contribuição da historiografia para a teoria e prática do desenvolvimento brasileiro




História e desenvolvimento inaugura uma série de publicações do historiador marxista Caio Prado Júnior que a Boitempo publicará ao longo dos próximos anos, sob coordenação de Luiz Bernardo Pericás. Caio Prado escreveu esse texto em formato de tese em 1968, com o objetivo de concorrer à cátedra de história da Universidade de São Paulo e incentivado por Sérgio Buarque de Holanda. Censurado pelo AI-5, o concurso foi cancelado, e a obra se viu publicada apenas quatro anos depois.

Com uma maestria que poucos detém, Caio Prado navega com facilidade pelos temas da economia política, entrelaçando-os à história, e contesta, nesta obra, a adequação da política econômica à época para um “real progresso” do Brasil e sua população. Para ele, o desenvolvimento e o crescimento econômicos constituem temas essencialmente históricos que teriam sido monopolizados de modo indevido pela economia.

Esta nova edição de História e desenvolvimento conta com a introdução do autor escrita para a edição de 1972 e o consagrado prefácio de Florestan Fernandes para a edição de 1989; além de inéditos texto de orelha do historiador Fernando Novais, quarta capa do cientista político Paulo Sérgio Pinheiro e posfácio da economista Leda Paulani: “Caio Prado foi certamente o primeiro pensador que, embasando a economia política na história, ou a história na economia política, logrou desvendar a força dos impulsos que a sustentam”, aponta Paulani.

História

Edições (1)

ver mais
História e Desenvolvimento

Similares

(7) ver mais
História Econômica do Brasil
Formação do Brasil contemporâneo
Clássicos Sobre a Revolução Brasileira
Caio Prado Júnior

Resenhas para História e Desenvolvimento (3)

ver mais
Uma aula sobre a falta de desenvolvimento no Brasil
on 3/7/22


Caio Prado Jr traz uma análise de como o Brasil estruturou a sua economia voltada a atender ao mercado externo e sem preocupações com as necessidades básicas de seu povo e de como isso, unido ao escravismo determinou e ainda determina nosso atraso econômico e tecnológico, além de nossa injustiça social terrível.... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 4.0 / 4
5
ranking 60
60%
4
ranking 20
20%
3
ranking 0
0%
2
ranking 20
20%
1
ranking 0
0%

44%

56%

João gregorio
cadastrou em:
20/11/2021 07:28:32
marcooscaioo
editou em:
04/07/2022 19:42:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR