História e Utopia

História e Utopia Emil Cioran


Compartilhe


História e Utopia





Neste livro, Cioran trata do fundamento das Revoluções e da História - a nostalgia do Éden. Cioran mostra como o drama metafísico do homem se repete em escala coletiva. Utilizando os mitos, como instrumento de análise, ele retrata os 'mecanismos eternos da história', a origem religiosa das utopias e os vínculos entre liberdade e servidão.

Seus ensaios, escritos em outra conjuntura histórica, tratam de temas os mais atuais, como a comparação entre Europa Oriental e Ocidental e a reflexão sobre o gigante soviético. Questiona a obsessão humana pelo futuro e pelo progresso, dissolvendo algumas das ilusões mais fundamentais do Ocidente e demonstrando que a necessidade do absoluto é inerente ao homem.

Ensaios / Filosofia

Edições (3)

ver mais
História e Utopia
História e Utopia
História e Utopia

Similares

(23) ver mais
A Vingança de Sekhmet
50 Plantas que Mudaram o Rumo da História
Lou Andreas-Salomé
Silogismos da Amargura

Resenhas para História e Utopia (1)

ver mais
on 29/11/13


Cioran elabora a filosofia nesse livro pautando-se no mito do pecado original e da queda, o anjo decaído Lúcifer, ecoando ainda o mito de Prometeu. Suas idéias soam como metralhadora giratória que atinge toda idéia de utopia ou sociedade harmônica, inferindo sobre a natureza maligna do ser humano. Seu pensamento transposto nesse livro curto de trechos concisos, chega a nos abater inelutavelmente de forma clara e direta. "Uma sociedade que se quisesse perfeita deveria colocar... leia mais

Estatísticas

Desejam35
Trocam1
Avaliações 4.3 / 50
5
ranking 42
42%
4
ranking 46
46%
3
ranking 10
10%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

65%

35%

Juliana
cadastrou em:
05/01/2010 18:00:52
Cioran E.
editou em:
20/10/2017 03:12:20