História Geral da Civilização Brasileira

História Geral da Civilização Brasileira Sérgio Buarque de Holanda


Compartilhe


História Geral da Civilização Brasileira #7


Tomo II: O Brasil Monárquico, vol. 7: Do Império à República




A Bertrand Brasil está renovando o projeto gráfico da coleção História Geral da Civilização Brasileira, obra de referência nos cursos de ensino médio e superior. Há 40 anos no mercado editorial brasileiro, é uma publicação sem paralelo na nossa produção intelectual: abrange cronologicamente toda a História do Brasil até 1964 em um nível de tratamento elevado, mas não indecifrável. Totalizando 11 volumes, a obra – dirigida por Sérgio Buarque de Holanda (períodos colonial e monárquico) e Boris Fausto (período republicano) – analisa diferentes campos da formação histórica do país, desde a organização material da sociedade até as formas de cultura e do pensamento. Este sétimo volume compreende o período de transição entre o Império e a República.

Os dois primeiros volumes são dedicados à época colonial: Do Descobrimento à Expansão Territorial e Administração, Economia, Sociedade. Especialistas estudam o processo de constituição e consolidação do Brasil como colônia portuguesa, abrangendo desde os aspectos econômicos e sociopolíticos até os temas medicina colonial, música barroca e expedições científicas. O período monárquico é tratado em cinco livros: O Processo de Emancipação, Dispersão e Unidade, Reações e Transações, Declínio e Queda do Império e este Do Império à República. Inicia-se com a análise das condições de emancipação do Brasil e se encerra com a crise do regime monárquico e a transição para a República, em um volume, clássico, inteiramente escrito por Sérgio Buarque de Holanda. Os quatro volumes do período republicano, por sua vez, são Estrutura de Poder e Economia (1889-1930), Sociedade e Instituições (1889-1930), Sociedade e Política (1930-1964) e Economia e Cultura (1930-1964). Dividem-se em duas épocas: uma anterior e outra posterior a 1930, ano de crise mundial e de revolução no Brasil. Há, na parte final dos livros que encerram cada período, uma bibliografia e uma cronologia sumária, indicando os acontecimentos relevantes no Brasil e no mundo, que servem de marco para a época estudada.

História / História do Brasil

Edições (2)

ver mais
História Geral da Civilização Brasileira
História Geral da Civilização Brasileira

Similares

(15) ver mais
História do Mundo Contemporâneo
História Geral da Civilização Brasileira
História Geral da Civilização Brasileira
A Construção da Ordem / Teatro de Sombras

Resenhas para História Geral da Civilização Brasileira (1)

ver mais
Do Império à República
on 17/7/09


Em 1972, Sérgio Buarque de Holanda publicou seu último livro em vida, o sétimo volume da coleção por ele organizada, História geral da civilização brasileira. Diferente dos outros volumes, este foi escrito inteiramente por um autor, sem contribuição dos artigos de pesquisadores especializados, como havia sido feito nos outros. Do Império à República é inteiro de autoria de Sérgio Buarque de Holanda. É curioso notar a maneira como organizou a coleção: são três tomos, um para cada perío... leia mais

Estatísticas

Desejam38
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 11
5
ranking 55
55%
4
ranking 36
36%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Flávio
cadastrou em:
17/07/2009 11:28:39
Fernanda
editou em:
16/12/2014 14:27:57