História Geral do Brasil

História Geral do Brasil Maria Yedda Linhares


Compartilhe


História Geral do Brasil





Dificilmente uma obra de síntese histórica consegue caracterizar-se simultaneamente pela abrangência e pela erudição, tornando-se capaz de atender tanto ao segmento especializado quanto ao público em geral. História Geral do Brasil é um desses raros casos de síntese bem-sucedida, cobrindo estas exigências de forma criteriosa e dinâmica. Seus capítulos estão organizados a partir de um formato original, sem a preocupação de seguir a rigidez dos padrões convencionais, mas sim, combinando as pesquisas mais recentes em cada área com o rigor crítico que um trabalho com a proposta de analisar a História do Brasil deve ter.
Através da originalidade deste encaminhamento temático, a obra permite a apresentação do olhar de especialistas sobre os aspectos cruciais que formaram a sociedade brasileira, tornando-se um marco objetivo das tendências atuais da historiografia nacional. Ao abarcar desde as singularidades do processo de colonização até os descaminhos que se apresentam ao Brasil no momento em que se completam os quinhentos anos da presença portuguesa, História Geral do Brasil permanece como um indispensável referencial para todos aqueles que indagam as nuanças de nossa trajetória histórica.
Uma década passada de sua primeira edição, a obra foi ampliada e redimensionada, procurando renovar-se diante das novas abordagens e pesquisas, como também em função dos desafios descortinados por uma expectativa crescente em relação aos rumos do país. Foi incluída uma análise da sociedade colonial africana, assim como um balanço do impacto neoliberal para a História do Tempo Presente brasileiro. Tal renovação, entretanto, não descurou de manter as características originais que tornaram o livro matriz de um novo enfoque em relação aos estudos da História no nosso país. Por tudo isso, História Geral do Brasil chega a esta nova edição, consagrado como um clássico da historiografia brasileira. Por tudo isso, também, continua assumindo um papel singular no sentido de levar o conhecimento especializado de professores universitários ao contato de profissionais de História e áreas afins, estudantes de diversos níveis, assim como de leitores pouco familiarizados com o tema. Nesse sentido, cumpre um dos papéis mais importantes que um livro com esta abordagem deve apresentar: o de incentivo ao debate e ao questionamento do processo histórico brasileiro, possibilitando uma severa reflexão em relação ao modelo de sociedade por nós construída ao longo destes quinhentos anos. (Gilberto Agostinho)



Professor Gilberto Agostino

História / História do Brasil

Edições (1)

ver mais
História Geral do Brasil

Similares

(44) ver mais
História Concisa do Brasil
História do Brasil
Manual Das Organizações Internacionais
Os Brics e a Ordem Global

Resenhas para História Geral do Brasil (2)

ver mais
Ótimo em Colônia e Império. Muito superficial em República.
on 3/10/09


Pelo fato de o livro ser escrito por vários autores, é um pouco irregular. O mais interessante é que os autores não expõem apenas a sua interpretação dos fatos, mas abordam também a evolução da discussão historiográfica acerca dos mesmos. Os capítulos do período republicano são bastante superficiais, mas a parte sobre o Segundo Reinado é muito esclarecedora, bem como a que remete ao período colonial.... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam1
Avaliações 4.0 / 34
5
ranking 35
35%
4
ranking 38
38%
3
ranking 21
21%
2
ranking 3
3%
1
ranking 3
3%

46%

54%

Vivi
cadastrou em:
04/08/2009 13:47:11
Carol
editou em:
17/11/2017 01:33:42