História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial - Líderes - 19 - Stauffenberg

História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial - Líderes - 19 - Stauffenberg Gerry Graber

Compartilhe


História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial - Líderes - 19 - Stauffenberg





Nascimento: Alemanha, 1907 - Morte: Alemanha, 1944

Arma a qual pertencia: Wehrmacht/Cavalaria

Unidade a qual pertencia: Alto Comando da Wehrmacht

Ùltimo Posto Alcançado: Coronel

Palavras sobre este Combatente: Grupos de resistência tinham vindo a formar-se desde 1938, mas tinham estado divididos pelas suas ideias políticas, ignorados pela Inglaterra e pelos Estados Unidos, e marginalizados enquanto os exércitos alemães fossem vitoriosos. Sofreram um rude golpe quando Helmuth von Moltke e outros membros anti-Nazis da Abwehr foram presos no início de 1944, mas a sua noção de urgência foi despertada quando a derrota começou a aproximar-se.

A tarefa de Stauffenberg, após juntar-se ao grupo, era a de assassinar Adolf Hitler, a quem tinha acesso direto a partir de 1º de Julho de 1944.

Na sua quarta tentativa de assassinar Hitler, a mala, pouco antes de detonar, foi encontrada por um oficial que, julgando-a perdida, a colocou junto ao pé da mesa de mapas; ao ocorrer a explosão, a mala rebentou com parte da mesa, tendo a onda de choque sido absorvida pelo carvalho maciço. Do que foi chamado o "Golpe de Julho", resultaram ferimentos ligeiros dos estilhaços da mesa em vários oficiais, tendo Hitler saído ileso. Nessa mesma tarde, Stauffenberg, o seu ajudante Wener von Häften, juntamente com Beck, Olbricht, seu chefe de pessoal Coronel Albrecht e Ritter Mertz von Quernheim foram fuzilados. Nos meses seguintes mais de 200 pessoas foram executadas, incluindo Gördeler, Hassell, Moltke, e Berthold Stauffenberg. (Tretschkow suicidou-se, tal como Beck tinha tentado) e os restantes familiares vivos de Stauffenberg, incluindo a sua mulher Nina, que estava grávida, foram detidos em vários campos de concentração, tendo sido proibidos de utilizar o sobrenome “von Stauffenberg”, tendo a família reavido esse direito após o fim da Guerra.

Na Bendlerstrasse, antiga rua de Berlim onde estava sediado o edifício do Alto Comando alemão foi renomeada para Stauffenbergstrasse. Um monumento à resistência alemã está nessa rua e perto dela abriu em 1994 um museu em honra dos membros do "Golpe de Julho" e a toda a resistência contra os Nazis.

História

Edições (1)

ver mais
História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial - Líderes - 19 - Stauffenberg

Similares

(7) ver mais
Operação Valquíria
Operação Valquíria
Operação Valkíria
Dossiê Operação Valquíria

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 12
5
ranking 42
42%
4
ranking 42
42%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Betty
cadastrou em:
22/11/2009 14:34:43
Mauricio (Vespeiro)
editou em:
13/04/2018 00:06:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR