História Regional da Infâmia

História Regional da Infâmia Juremir Machado da Silva


Compartilhe


História Regional da Infâmia


O destino dos negros e outras iniquidades brasileiras (ou como se produzem os imaginários)




História regional da infâmia - O destino dos negros e outras iniquidades basileiras (ou como se produzem os imaginários) é um livro que contesta os mitos que por séculos sustentaram o imaginário acerca da Revolução Farroupilha. Juremir Machado da Silva, romancista, professor universitário, ensaísta, historiador e tradutor, juntamente com uma equipe de dez pesquisadores, se debruçou sobre 15 mil documentos para trazer à luz este minucioso estudo sobre as verdadeiras causas da Guerra dos Farrapos.

Assim como Jorge Luis Borges em sua História universal da infâmia, Juremir tira do pedestal da glória os grandes heróis da Revolução – Bento Gonçalves, David Canabarro, general Neto, Vicente da Fontoura, entre outros – e os devolve ao plano terreno dos mortais, revelando como interesses pessoais corroeram o lema revolucionário de “liberdade, igualdade e humanidade”. O autor também questiona a origem dos recursos financeiros que possibilitaram a Revolução Farroupilha. Por trás dos discursos abolicionistas havia o sistemático financiamento da luta armada com a venda de negros e promessas vazias de liberdade aos cativos que nela lutassem.

Sem receio de tocar em tabus da história gaúcha, Juremir alimenta a discussão sobre uma possível traição na batalha de Porongos, quando grande parte dos negros foi massacrada num ataque surpresa das forças imperiais, sustentando que a batalha não passou de um estratagema para o aniquilamento dos negros revolucionários.

História regional da infâmia revela em detalhes os bastidores dessa revolução de estancieiros gaúchos que, em quase dez anos de luta, contabilizou menos de 3 mil mortos – número que reduz o conflito a uma dimensão infinitamente menor do que aquela ensinada nas escolas. A partir da análise da mistificação criada por historiadores que não só incharam a história e a importância da revolta, como também deturparam suas principais causas e escolheram seus heróis, o autor mostra que a Revolução Farroupilha acabou bem – ao menos para os seus líderes, que foram regiamente indenizados pelos vencedores imperiais.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
História Regional da Infâmia

Similares

(9) ver mais
Histórias Apócrifas
O escravo nos anúncios de jornais brasileiros do século XIX
Raízes do conservadorismo brasileiro
REALISMO FANTÁSTICO INTIMISTA

Resenhas para História Regional da Infâmia (4)

ver mais
Boa dica para refletir
on 1/3/11


Com base em uma investigação documental detalhada e critica, e com seu marcante estilo irônico e desconcertante, Juremir combate a hipocrisia do marketing histórico da Revolução Farroupilha, buscando a Verdade, denunciando suas falácias e contradições e desmascarando os fantasiosos heróis do "mui bem forjicado" mito fundador da nossa identidade. "Já é tempo de os gaúchos se tornarem adultos." (p.260) ;-)... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam2
Avaliações 4.0 / 23
5
ranking 43
43%
4
ranking 39
39%
3
ranking 4
4%
2
ranking 4
4%
1
ranking 9
9%

51%

49%

Ramiro Catelan
cadastrou em:
19/10/2010 16:37:14
Bruno.Brauer
editou em:
15/09/2017 09:54:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR