História Social da Educação no Brasil (1926-1996)

História Social da Educação no Brasil (1926-1996) Marcos Cezar de Freitas...


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História Social da Educação no Brasil (1926-1996)





Este livro narra, à sua maneira a história de uma travessia. Conta a história da chegada da escola pública ao quotidiano da maior parte das crianças e adolescentes no Brasil. Narra a história da difusão e consolidação da escola popular de massas no país e de sua conquista pelo povo. Narra também, como pesar, o processo que "desvalorizou" os ganhos dessa expressiva conquista política. Nessa travessia, frequentemente, as crianças de zero a seis anos de idade ou os protagonistas da educação de jovens e adultos "sobraram" nesse processo de apropriação de um direito que, quando desconsidera essas faixas de idade, não se realiza plenamente como direito universal.

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on 24/8/16


Com o conceito-chave “travessia”, os autores propõem “narrar” “a difusão e a consolidação da escola popular de massas do país” (p.11), elucidando “algumas contradições e tensões que acompanharam a construção social da educação pública no Brasil, além do processo de sua desvalorização na sociedade no período que vai de 1926, momento em que o Estado se tona responsável primeiro pela educação pública e em que está associado o tema de direito à educação, até 1996, momento em que se promulg... leia mais

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Diego
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07/01/2010 17:04:22