História Social da Música

História Social da Música Henry Raynor

Compartilhe


História Social da Música


Da idade média a Beethoven




Menestréis, trovadores, meninos coristas, chantres, mestres-cantores, mestres-capelas, castrati, divas, Stadtfeifer, mais que funções dentro da música, significam posições sociais ao longo dos séculos, que mesmo um teórico da luta de classes e da estratificação social teria dificuldade em definir. O cantochão secular, a revolucionária e laica polifonia, a ópera e o oratório, a sinfonia e a música de câmara, frutos de uma divisão social do trabalho – atividade improdutiva, não geradora de mais-valia – ocuparam autores e executantes numa variada gama de empregos: públicos, assalariados, subsidiados, autônomos, domésticos, liberais. Uniformes e librês, guildas, associações, sociedades anônimas, verbas públicas, como no caso de outras profissões estão também associados com a música, cantores e instrumentistas. No longo período abrangido por esta obra, do século XII a inícios do século XX, a música e o canto parecem muito mais um artigo de uso estritamente necessário, e salvo nos aspectos exteriores e em casos especiais, nunca foi artigo de luxo. Qual, portanto, o posicionamento de cantores e instrumentistas, autores, empresários e editores dentro das classes sociais?

O autor, historiando documentadamente a evolução da música da idade média até Beethoven, reconstitui o contexto econômico, social, político e ideológico no qual surgiram os Bach de cinco gerações, Handel, Haydn, Mozart, Beethoven, Berlioz, e precisamente por não se ocupar do anedótico e lendário, apresentada esses homens na sua dimensão humana e, por isso mesmo muito maior que a dos gênios míticos. E como não podia deixar de ser numa obra desse porte, os gêneros e estilos musicais, pela temática e tratamento aparecem, afinal, como reflexos das variedades infra-estruturas em transformação desde a época feudal aos inícios do industrialismo.

Artes / História / Literatura Estrangeira / Sociologia

Edições (1)

ver mais
História Social da Música

Similares

(7) ver mais
Vida de Beethoven
Música Clássica
POÉTICA MUSICAL
A Música através dos tempos

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

Cesar Wolf
cadastrou em:
02/04/2012 10:39:47
Victão Lopes
editou em:
17/03/2016 13:52:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR