Holocausto Brasileiro

Holocausto Brasileiro Daniela Arbex


Compartilhe


Holocausto Brasileiro


Edição Portuguesa




Um genocídio que roubou a dignidade e a vida a 60.000 pessoas.
Milhares de crianças, mulheres e homens foram violentamente torturados e mortos, no Brasil, no hospital de doenças mentais de Colônia, em Barbacena, fundado em 1903. A maioria foi internada sem diagnóstico de doença mental: eram meninas violadas que engravidaram dos patrões, homossexuais, epilépticos, mulheres que os maridos não queriam mais, alcoólicos, prostitutas. Ou simplesmente seres humanos em profunda tristeza. Sem documentos, sem roupa e sem destino, tornaram-se filhos de ninguém.

Em Holocausto Brasileiro, a premiada jornalista de investigação Daniela Arbex resgata do esquecimento esta chocante e macabra história do século XX brasileiro: um genocídio feito pelas mãos do Estado, com a conivência de médicos, funcionários e população, que roubou a dignidade e a vida a 60.000 pessoas.
Bebiam água do esgoto. Comiam ratos. Morriam ao frio e à fome. Eram exterminados com electrochoques tão fortes, que toda a cidade ficava sem luz, por sobrecarga da rede. Os bebés eram roubados às mães logo à nascença. Nos períodos de maior lotação, morriam 16 pessoas por dia dentro dos muros do Colônia. Ao morrer, davam lucro. Os cadáveres eram vendidos às faculdades de medicina. Quando o número de corpos excedia a procura, eram decompostos em ácido, no pátio, diante dos pacientes. Os ossos eram comercializados. Nada ali se perdia. Excepto a vida.
É a essas 60.000 pessoas que Daniela Arbex devolve agora o rosto e a identidade, num relato que recupera o testemunho dos poucos sobreviventes e dá voz aos milhares que já não podem contar a sua própria história. O hospício de Colônia só foi transformado em verdadeiro Centro Hospitalar Psiquiátrico em 1980.

Edições (1)

ver mais
Holocausto Brasileiro

Similares

(2) ver mais
Holocausto Brasileiro
Holocausto

Resenhas para Holocausto Brasileiro (2)

ver mais
on 10/1/16


Arrebatador...triste e crel. Simplesmente fantástico. Favoritísso.... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam1
Avaliações 4.6 / 18
5
ranking 72
72%
4
ranking 17
17%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Tha Silva
cadastrou em:
16/05/2014 22:23:37