Holodomor

Holodomor Béata Cieszyska...


Compartilhe


Holodomor


A Desconhecida Tragédia Ucraniana (1932-1933)




A memória histórica obriga à análise crítica dos acontecimentos sem os iludir e ao reconhecimento das suas consequências ao longo do tempo. Holodomor – A Desconhecida Tragédia Ucraniana (1932-1933) é um conjunto de testemunhos de diversas ordens (históricas, jurídicas, de imprensa e artísticas) sobre um mo- mento que merece ser recordado na Europa contemporânea – em nome de um novo espírito, segundo o qual, muito mais do que qualquer ressentimento, o que importa é tirar lições em nome de uma “cultura de paz”, de reconhecimento, de respeito e de cooperação.

A Ucrânia tem raízes históricas muito antigas que merecem ser lembradas e respeitadas numa lógica aberta, de cooperação e de paz. Daí que a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa tenha homenageado “a memória” de todos aqueles que pereceram “numa catástrofe humana sem precedentes”, congratulando-se “com os esforços destinados a revelar a verdade histórica e a aumentar o conhecimento público sobre este acontecimento trágico do passado.

Esses esforços devem procurar unir os povos e não dividi-los”. Esta é a mensagem funda- mental que tem de ser deixada aos cidadãos europeus, uma vez que a coesão, a complementaridade, bem como o respeito mútuo, devem ser postos em prática na acção política nos dias de hoje.

Se, como lembra o Dr. Carlos Gaspar, “a grande fome” de 1932-33 foi, sobretudo, a forma de impor o regime comunista à “nação camponesa” com a destruição das estruturas sociais tradicionais dos campos, a liquidação física de milhões de agricultores, e uma aceleração brutal dos processos de urbanização – “trinta milhões de camponeses partiram para as cidades nos anos trinta”, o certo é que, “em 1921, a conquista da Rússia pelos bolcheviques não tinha passado para fora das portas das cidades”, verificando que apenas em 1933, “com a colectivização rural, o resto do país foi ocupado”. Deste modo, é correcto o que Hegel nos disse: “a única coisa que não aprendemos são as lições da História”.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História / História Geral

Edições (1)

ver mais
Holodomor

Similares

(27) ver mais
Milada Horáková
No Serviço Secreto de Stálin
Um Século de Violência na Rússia Soviética
Fome na Ucrânia

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Samuel Oliveira
cadastrou em:
19/10/2017 18:15:41
Allysson Falcon
editou em:
02/03/2022 14:23:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR