O Homem e a Natureza

O Homem e a Natureza Seyyed Hossein Nasr

Compartilhe


O Homem e a Natureza (Espírito e Matéria)





A tese brilhantemente exposta no presente livro é simples: embora a Ciência seja legítima em si mesma, o papel e a função da Ciência tornaram-se ilegítimos e até perigosos, em virtude da falta de uma forma superior de conhecimento em que a ciência possa ser integrada e da destruição do valor sagrado e espiritual da Natureza. Para remediar essa trágica situação, cumpre reviver o conhecimento metafísico pertinente à Natureza, devolvendo-se a esta sua qualidade sagrada. Como fazê-lo? Reinvestigando a História e a Filosofia da Ciência em relação à teologia cristã e à filosofia tradicional da Natureza que existiram durante a maior parte da História européia e ocidental. A prória doutrina cristã deve ser ampliada para incluir uma doutrina que se apóie no significado espiritual da Mãe Natureza - e isso com a ajuda das tradições metafísicas e religiosas orientais, onde tais doutrinas ainda estão vivas.

Este fecundo e provocante livro foi escrito por um dos maiores pensadores islâmicos do mundo, muito ante de a "ecologia" se tornar uma palavra em moda. É um tour de force espiritual que explora as idéias sobre as relações entre o Homem e a Natureza no Taoísmo, Hinduísmo, Cristianismo e Islamismo. Com profundo discernimento e intuição, o Professor Seyyed Hossein Nasr analisa a crise espiritual do século XX e realça a importãncia de uma conscientização das origens da Natureza e do Homem, habilitando o leitor não só a elucidar e compreender as causas do nosso atual dilema, mas também a redescobrir o rumo de uma harmonia que corre o risco de irremediável perda.

O irresistível apelo a uma abordagem mais espiritual da Natureza é formulado através de um penetrante ataque às condições atuais da Civilização Ocidental, mas é um ataque em que o autor demonstra profundo conhecimento dos escritos científicos ocidentais. Suas críticas são bem documentadas e, como se diz na Introdução, o livro reflete a tarefa de "atuar como crítico oriental do Ocidente, revertendo assim o que os orientalistas vêm fazendo há mais de um século a respeito das culturas e religiões orientais".

Trata-se, enfim, de um livro altamente recomendável para quantos se interessam e preocupam com a atual crise do homem e da civilização ocidentais, suas causas, suas consequências sombrias e as soluções radicais que ainda seria tempo de implantar.

Filosofia / Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
O Homem e a Natureza

Similares

(5) ver mais
A Arte Sagrada no Oriente e no Ocidente
Ecologia
Filosofia da Ciência Social
A ecologia de Marx

Resenhas para O Homem e a Natureza (0)

ver mais
O homen e a natureza
on 17/2/23


?A tese apresentada neste livro é simplesmente a seguinte: embora a ciência seja legítima por si só, o papel e a função desta e sua aplicação se tornaram ilegítimos e mesmo perigosos devido à falta de uma forma mais elevada de conhecimento, no qual a ciência pudesse ser integrada, e à destruição dos valores sagrados e espirituais da natureza.? O autor ao longo do texto expõem que a ciência que surgiu das discussões filosóficas e com o objetivo maior de atingir a busca da verdade do c... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 2.8 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 50
50%
1
ranking 0
0%

66%

34%

Valdirene
cadastrou em:
19/11/2013 00:14:05
marcooscaioo
editou em:
22/06/2022 10:11:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR