Homens da África

Homens da África Ahmadou Kourouma


Compartilhe


Homens da África





Com riqueza de imagens, belíssimas ilustrações, detalhamento e rigor informativos, Homens da África, lançamento de Edições SM, traça um panorama da organização econômica, social, política e cultural dos habitantes da Costa do Marfim, na África Ocidental.
Concebido e escrito por Ahmadou Kourouma, um dos mais importantes autores africanos, reconhecido internacionalmente, o livro é constituído de quatro capítulos – “O caçador”, “O príncipe”, “O griô”, “O ferreiro” – estruturados em três seções: texto informativo, narrativa ficcional e glossário de termos africanos.
Através das figuras do griô, do príncipe, do ferreiro e do caçador, emblemáticas nas comunidades africanas do oeste do continente, é possível montar um quadro significativo e detalhado da organização da Costa do Marfim, enfocando algumas das principais questões da realidade desses povos, como a tradição oral, os ritos de passagem, os aspectos do dia a dia (roupas, moradias, objetos, afazeres etc.) e, também, a relação entre sagrado, cotidiano e arte – marca cultural distintiva que aproxima diferentes culturas africanas.
Em relação ao conteúdo e suas possíveis aplicações pedagógicas, o livro apresenta algo novo ao público jovem e por meio de uma forma igualmente inovadora. É grande a carência de materiais que tratem da África em sua diversidade: como um continente, com diferentes povos, línguas, histórias e culturas. Nesse sentido, Homens da África é, além de tudo, uma obra de contribuição fundamental ao estudo da História da África, obrigatória na Educação Básica.

Sobre o autor – Ahmadou Kourouma (1927-2003) é um autor africano de enorme importância e sucesso editorial na Europa e na África. Sua trajetória política foi marcada pela contestação dos regimes autoritários na África, e pela crítica contra os abusos sociais, do poder econômico, da colonização francesa. Exilado várias vezes, morou em diversos países. Formou-se em matemática em Paris e Lyon, mas virou escritor. Em seus livros, emprega um tom seco, misturando o francês com as línguas nativas. Recebeu mais de 15 prêmios literários. No Brasil, publicou, pela Estação Liberdade, Alá e as crianças-soldados.

Edições (1)

ver mais
Homens da África

Similares


Resenhas para Homens da África (1)

ver mais
Quando foi a sua última literatura africana?
on 16/5/19


Ahmadou Kourouma foi um dos maiores expoentes da literatura africana do século XX. Nascido na Costa do Marfim no período em que este país era uma Colônia da França, desenvolveu toda a sua literatura em francês, tendo recebido os mais relevantes prêmios da literatura em língua Francesa (Renaudot e Goncourt des Lycéens). Homens da África é um livro-limite entre a Literatura e um Ensaio Histórico-Antropológico. Uma obra onde o texto aparece menos do que as representações em pintura qu... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 50
50%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Pluricom
cadastrou em:
30/11/2011 18:34:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR