Homens da tarde

Homens da tarde Mário Ferreira dos Santos


Compartilhe


Homens da tarde (Ficções Filosóficas)





Romance inédito do filósofo Mário Ferreira dos Santos, Homens da Tarde é – além de uma leitura adoravelmente perturbante – uma ficção que ilumina o pensamento desse autor. A trama imagina o cotidiano de personagens que aparecem no diálogo editado pela Coleção Logos, Filosofias da Afirmação e da Negação.
Paulsen é um funcionário público entediado com sua rotina monótona. É ocasionalmente provocado à reflexão pelo colega de trabalho, Josias, e pelo amigo comum a ambos, Pitágoras. Sobretudo, é desestabilizado pela paixão que vê nascer por uma moça, Joana. Outro amigo comum àqueles é Vítor, jovem aspirante a poeta que se apaixona pela meiga Inge.
As personagens vivem um mundo crepuscular, às vésperas de um conflito global, e experimentam a sua própria situação como quem contempla o entardecer, cujos contornos são obscuros. O luto, a existência de Deus e o caos urbano são alguns dos temas filosóficos que permeiam a narrativa e a tornam inquietante. A edição reproduz o datiloscrito original do livro.

Filosofia / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Homens da tarde

Similares

(2) ver mais
A História de Rasselas, Príncipe da Abissínia
As Memórias de Underground

Estatísticas

Desejam13
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 6.5 / 2
5
ranking 33
33%
4
ranking 67
67%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

77%

23%

Cioran E.
cadastrou em:
18/04/2019 07:18:27
Dover
editou em:
15/05/2020 19:18:57