Homens e mulheres da Idade Média

Homens e mulheres da Idade Média Jacques Le Goff


Compartilhe


Homens e mulheres da Idade Média





Se é verdade que a velha imagem da Idade Média na Europa tende a estar assentada no imaginário coletivo como um período de trevas, ela pode ser desmontada agora a partir da leitura deste lançamento fundamental da Estação Liberdade. Homens e mulheres da Idade Média, livro coletivo organizado pelo emérito historiador Jacques Le Goff, retraça a época em questão como um tempo "muito mais positivo e mais progressista do que se pensou", nas palavras do próprio, que já se debruçara em diversas outras obras sobre esse tema que tanto o fascina. O livro apresenta um panorama com 112 de seus personagens mais notórios, cujos perfis traçados por Le Goff e equipe não se limitam a resumir a vida e a exaltar os feitos dos retratados, mas mostrá-los como testemunhas da época em que viveram, o que permite novos olhares sobre a História oficial, que muitas vezes é propagada de forma simplista. Cristóvão Colombo, por exemplo, embora fosse um homem tipicamente medieval, “teria ficado muito surpreso que se fizesse dele um inventor da modernidade”, como o livro o analisa.

Para Le Goff, a imagem consolidada da Idade Média como um período obscurantista fora deflagrada a partir da adoção, pelos historiadores, do termo “Renascimento”. Como a expressão passava a se referir ao período que sucede à Idade Média tradicional, esta passou a ser vista, por consequência, como a negação natural da época que supostamente “renascia”: o que havia antes estava morto. Para Le Goff seriam três os renascimentos que antecederiam a Idade Moderna: o renascimento carolíngio, o renascimento do século VII e aquele dos séculos XV e XVI, o mais importante e o que é referido quando se menciona simplesmente “o Renascimento”. Porque, para Le Goff, os dois marcos efetivos da dita “modernidade” só se revelariam no século XVIII: a expansão da indústria na Inglaterra e a Revolução Francesa. Mas o especialista francês não ignora as subdivisões consagradas pela tradição histórica, optando por fazer a seleção dos personagens do livro dentro de um recorte que vai do século IV ao XV.

Homens e mulheres da Idade Média está dividido em cinco partes. A primeira, “Da cristianização a Carlos Magno”, abarca o período entre a Antiguidade tardia e a alta Idade Média, cujo personagem central é Carlos Magno, sagrado imperador pelo papa e que assume a missão de submeter os bárbaros à civilização romana. A morte do grande imperador é o que principia a segunda parte, “De Carlos Magno ao ano 1000″, momento em que se afirma a cristandade. A terceira enfoca a fase mais luminosa da Idade Média, não por acaso intitulada na obra como “O apogeu medieval”, quando as cidades aceleraram o desenvolvimento urbano e as universidades cresciam com a participação dos teólogos. A quarta parte, “Perturbações e mutações”, enfoca o período de transição rumo ao Renascimento, quando pipocam as revoltas campesinas conhecidas por jacqueries, e também algumas movimentações que, de certa forma, anunciam a Reforma protestante vindoura. Para encerrar, há o capítulo “Personagens imaginários”, em que são evocadas figuras míticas como a da Virgem Maria, a do rei Arthur, a de Robin Hood e a de Satã. Le Goff assim justifica a inclusão desses personagens: “Numa sociedade o imaginário tem seguramente tanta importância e eficácia quanto as condições reais da vida e do pensamento”.

História

Edições (1)

ver mais
Homens e mulheres da Idade Média

Similares

(76) ver mais
Le moyen âge expliqué aux enfants
As damas do século XII
Eva e os padres
Damas do século XII

Resenhas para Homens e mulheres da Idade Média (6)

ver mais
on 4/6/20


Amei esse livro, definitivamente! Muito didático, não requer grande conhecimento prévio, é introdutório às grandes personalidades da Idade Média. Impressiona pela facilidade da leitura e mostra além de grandes pensadores, o próprio pensamento do coletivo daquele tempo: claro, segundo a visão do Le Goff e os colaboradores que escreveram a obra.... leia mais

Estatísticas

Desejam110
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 51
5
ranking 56
56%
4
ranking 31
31%
3
ranking 10
10%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Marcos
cadastrou em:
23/01/2014 20:52:58
Fernando
editou em:
13/07/2022 11:50:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR