Homens em tempos sombrios

Homens em tempos sombrios Hannah Arendt


Compartilhe


Homens em tempos sombrios





Este livro reúne ensaios biográficos de homens e mulheres que viveram os "tempos sombrios" da primeira metade do século XX, marcados pela emergência do totalitarismo na forma do nazismo e do stalinismo. Mergulhando em mundos internos tão díspares como os de Hermann Broch e João XXIII, Rosa Luxemburgo e Jaspers, Isak Dinesen e Bertold Brecht, Heidegger e Walter Benjamin, Hannah Arendt submete a uma reflexão apaixonada, e por vezes implacável, os erros e acertos dessas personalidades, suas culpas e vitórias, responsabilidades e irresponsabilidades perante a realidade que enfrentaram.

A beleza destes relatos reside na sólida crença de Arendt na solidariedade e dignidade humanas, valores morais capazes de impedir o triunfo do niilismo e do totalitarismo numa época de experiências catastróficas.

O volume traz também um posfácio de Celso Lafer com um perfil de Hannah Arendt.

Edições (3)

ver mais
Homens em tempos sombrios
Homens em Tempos Sombrios
Homens em Tempos Sombrios

Similares

(31) ver mais
Alienações do Mundo
Origens do Totalitarismo
Hannah Arendt: Ética & Política
A Condição Humana

Resenhas para Homens em tempos sombrios (4)

ver mais
aos que vierem depois de nós
on 22/6/09


Um estudo de Hannah Arendt, sobre pessoas que viveram em tempos sombrios. Ela é especialmente critica com Brecht, apesar de ter se baseado em um dos seus poemas "aos que vierem depois de nós".Me ficou um pedaço do poema: Vós,que surgireis da maré em que perecemos, lembrai-vos também, quando falardes das nossas fraquezas, lembrai-vos dos tempos sombrios de que pudestes escapar ... leia mais

Estatísticas

Desejam171
Trocam1
Avaliações 4.0 / 84
5
ranking 35
35%
4
ranking 38
38%
3
ranking 25
25%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

39%

61%

Leonardo M.
cadastrou em:
26/11/2009 22:31:29