Icabode

Icabode Rubem Amorese


Compartilhe


Icabode


Da mente de Cristo à consciência moderna




Vivemos um tempo de desobediência. Não necessariamente por uma rebelião, mas por afrouxamento dos valores ou por falta de zelo com a Palavra de Deus. A rebelião moderna se dá “naturalmente”, no campo ideológico, travestida de senso crítico.

Em Icabode, Rubem Amorese mostra as três forças da modernidade e seu efeito devastador sobre a igreja: a pluralização (o império das diferenças), a privatização (o império das indiferenças) e a secularização (o império dos sentidos).

A igreja vê-se diante de uma nova realidade ameaçadora, mas que tem uma característica peculiar e incomum: não se trata de um inimigo, pelo menos no sentido em que os outros mostraram-se na história. Trata-se mais de um aliado que oferece vários recursos considerados imprescindíveis para o avanço do evangelho. É exatamente aí que mora o perigo. Ao criar uma nova atmosfera de possibilidades e realizações, tira da igreja a capacidade de discernir os acontecimentos à sua volta. E devagar, sem que ela perceba, vai minando suas bases, até comprometer sua identidade.

Tivesse Eli ouvido o aviso de Deus a respeito de seus filhos, Icabode (“foi-se a glória de Israel”) não teria sido seu neto órfão. É preciso ler Icabode, antes que Icabode sejamos nós.

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Icabode

Similares


Estatísticas

Desejam23
Trocam1
Avaliações 4.4 / 40
5
ranking 60
60%
4
ranking 28
28%
3
ranking 5
5%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

59%

41%

Ultimato
cadastrou em:
17/08/2009 17:04:20
Aristarco
editou em:
07/12/2015 00:31:59