Ideias Políticas na Era Romântica

Ideias Políticas na Era Romântica Isaiah Berlin


Compartilhe


Ideias Políticas na Era Romântica


Ascensão e Influência no Pensamento Moderno




A inigualável elegância da prosa ensaística de Isaiah Berlin faz de As ideias políticas na era romântica uma prazerosa viagem panorâmica pela história das ideias no Ocidente entre os séculos XVIII e XIX. Transitando de Kant a David Hume e de Auguste Comte a Fichte com erudita naturalidade, o livro reúne quatro textos originalmente concebidos para uma série de conferências sobre filosofia política em 1952. Apesar de constituírem as primeiras formulações de temas centrais da obra de um dos maiores pensadores liberais do século XX, os ensaios esperaram até 2006 para vir à luz numa edição cuidadosamente supervisionada por Henry Hardy, fellow da Oxford University e organizador de longa data dos trabalhos do autor.
Partindo da pergunta "por que deve o homem obedecer a outro homem ou a um grupo de homens?", o livro aborda as intersecções e os antagonismos entre política, ciência e teologia que moldaram o pensamento do século XX. O papel-chave desempenhado por pensadores como Rousseau e Kant na trágica história dos totalitarismos de diversas extrações ideológicas é investigado com especial atenção, partindo do tratamento dispensado a palavras como liberdade e obediência, interpretadas segundo as sucessivas transformações dos conceitos de Deus, felicidade e natureza.

Ensaios / Filosofia

Edições (1)

ver mais
Ideias Políticas na Era Romântica

Similares

(25) ver mais
O Marxismo de Marx
Ensaios: Uma Antologia
Romantismo - Uma Questão Alemã
Os Limites da Ação do Estado

Resenhas para Ideias Políticas na Era Romântica (2)

ver mais
on 22/8/14


Berlin consegue, através dos primeiros pensadores do séc. XVIII como Rosseau, principalmente, fazer com que enxerguemos o que é a verdadeira liberdade. Em uma leitura reflexiva, os 04 textos nos fazem ponderar e compreender como nossas escolhas pessoais e resultados científicos moldaram e moldam, até hoje, nossa ética, ideologia e regimes políticos. Com muitas informações a absorver, me sinto obrigado a relê-lo em um futuro próximo. ... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam1
Avaliações 4.3 / 7
5
ranking 29
29%
4
ranking 71
71%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

83%

17%

lbarrosjr
cadastrou em:
17/11/2012 21:09:08