Identidade

Identidade Zygmunt Bauman


Compartilhe


Identidade


Entrevista a Benedetto Vecchi




Um dos maiores teóricos da atualidade, Zygmunt Bauman completa 80 anos no dia 15 de novembro. A festa no Brasil acontece com o lançamento de Identidade, que volta a uma questão central do pensamento do sociólogo em seus últimos livros: no mundo de hoje, qual é o espaço do eu e do outro? Qual é a medida da liberdade individual? E do respeito ao próximo, com todas as suas diferenças? É possível construir uma identidade sem levar a alteridade – o outro – em conta? A sobrevivência de um Estado-nação moderno pode se afirmar na falência ou na negação de outros estados?

Nessa entrevista que concedeu ao jornalista italiano Benedetto Vecchi, Bauman mostra como a identidade se tornou um conceito-chave para o entendimento da vida social na era da "modernidade líquida" – termo que ele cunhou para falar do esgarçamento das relações na atualidade.

Segundo Bauman, à medida que nos deparamos com as incertezas e as inseguranças da "modernidade líquida", nossas identidades sociais, culturais, profissionais, religiosas e sexuais sofrem um processo de transformação contínua. Isso nos leva a buscar relações transitórias e fugazes e faz com que soframos as angústias inerentes a essa situação.

A confusão atinge os valores, mas também as relações afetivas: "Estar em movimento não é mais uma escolha: agora se tornou um requisito indispensável", afirma Bauman.

"Identidade" é um retrato da vida na contemporaneidade.

https://www.ichscursoslivres.com/single-post/2017/09/08/Obras-de-Zygmunt-Bauman-para-ler-e-baixar

Sociologia

Edições (1)

ver mais
Identidade

Similares

(37) ver mais
Vidas Desperdiçadas
Vida Para Consumo
Amor Líquido
Vida Líquida

Resenhas para Identidade (13)

ver mais
Leitura de final de semana que te fará refletir por dias.
on 1/6/20


Corroborando com o título de minha resenha, deixo aqui o seguinte trecho sobre a razão para vocês lerem essa obra: "O recurso à identidade deveria ser considerado um processo contínuo de redefinir-se e de inventar e reinventar a sua própria história". Pode ser um livro inicial aos propósitos de Bauman.... leia mais

Estatísticas

Desejam177
Trocam3
Avaliações 4.1 / 354
5
ranking 40
40%
4
ranking 38
38%
3
ranking 19
19%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

37%

63%

*Edna*
cadastrou em:
05/07/2009 12:18:20
FilipeFernandes
editou em:
09/09/2017 23:08:01