Ideologia e contraideologia

Ideologia e contraideologia Alfredo Bosi


Compartilhe


Ideologia e contraideologia


temas e variações




De Montesquieu a Marx, de Goethe a Machado de Assis, nenhum movimento relevante do pensamento ideológico escapa ao vigoroso crivo analítico de Alfredo Bosi.

Em seu novo livro, o professor titular da USP demonstra que a amplitude de seus interesses intelectuais se mantém inalterada. O autor de Dialética da colonização e Literatura e resistência, clássicos da crítica engajada na defesa da liberdade de pensamento, percorre seis séculos de história da civilização ocidental em busca dos momentos decisivos da luta intelectual entre dominados e dominadores. Atento às formulações da tradição hegeliano-marxista e sem descartar os clássicos da Sociologia (Max Weber, Mannheim), Alfredo Bosi investiga a dinâmica de numerosos, e não raro antagônicos, discursos que moldaram a feição da sociedade moderna, bem como suas singularidades culturais.

Na primeira parte, Alfredo Bosi discorre sobre autores capitais das áreas de filosofia, política e literatura universais, destacando as estratégias contraideológicas que utilizaram para combater o pensamento hegemônico. Em seguida, volta-se para o Brasil analisando as interseções com a cultura ocidental e detendo-se em figuras-chave, como Joaquim Nabuco e Celso Furtado. O capítulo final tenta desatar o nó ideológico que reconhece na obra de Machado de Assis.



http://www.companhiadasletras.com.br

Edições (1)

ver mais
Ideologia e contraideologia

Similares

(6) ver mais
Flores, votos e balas
Um Mestre na Periferia do Capitalismo: Machado de Assis
A Ideologia e a Utopia
Entre a literatura e a história

Estatísticas

Desejam20
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%