Imitação de Cristo

Imitação de Cristo Tomás de Kempis


Compartilhe


Imitação de Cristo (Clássicos da Espiritualidade)


Com reflexões e orações de São Francisco de Sales




Comentada por São Francisco de Sales, é uma das obras mais difundidas da espiritualidade cristã. É por ela que a espiritualidade moderna ganha seu florescimento, com decisivos traços psicológicos, preocupada sobretudo em discernir os movimentos da alma que busca seguir a Jesus Cristo. A obra traduz uma pedagogia religiosa sinalizada pelo caminho da vida interior.

A Imitação de Cristo é uma das obras mais difundidas da espiritualidade cristã, e sua popularidade é impressionante, só sendo ultrapassada pela Bíblia. É o livro que vem alimentando o mundo cristão já muitos séculos, enquanto expressão da devoção moderna. A Imitação de Cristo expressa uma resposta a muitos traumas e desafios que povoaram os povos medievais a partir da busca pela interioridade.

Tomás de Kempis era um dos autores decisivos dessa nova espiritualidade, apontando com sua reflexão o caminho da interioridade. É por meio da Imitação de Cristo que a espiritualidade moderna ganha seu florescimento, com decisivos traços psicológicos, preocupada sobretudo em discernir os movimentos da alma que busca seguir a Jesus Cristo. A obra traduz uma específica pedagogia religiosa, sinalizada pelo caminho da vida interior.

Está dividida em quatro livros. Nos primeiros três livros aborda-se o projeto espiritual da conformação da alma a Jesus Cristo. No Livro I acentua-se a centralidade da “imitação de Cristo” e a exemplaridade da vida virtuosa. Destaca-se, em particular, is valores da humildade, da paciência, do recolhimento em si mesmo e da vida de oração. No Livro II, vem reforçada a piedade cristocêntrica, com os desdobramentos de suas virtudes essenciais, como a simplicidade, a pureza e a retidão do coração. O Livro III, desenvolvido em forma de colóquio, íntimo da alma com Deus, trata especificamente dos temas relacionados à via unitiva. O Livro IV trata da devoção à Eucaristia e da dignidade do estado sacerdotal.

(da apresentação de Faustino Teixeira, PPCIR-UFJF)

Religião e Espiritualidade

Edições (43)

ver mais
Imitação de Cristo
A Imitação de Cristo
Imitação de Cristo
Imitação de Cristo

Similares

(68) ver mais
Imitação de Cristo
Minutos de Sabedoria
Filotéia
O cristão bem formado

Resenhas para Imitação de Cristo (171)

ver mais
Um presente do céu!
on 1/9/15


Na atualidade quando encontramos tantos livros que nos motivam a uma cultura do ter, e não do ser, quando nos deparamos com um titulo como esse "Imitação de Cristo", há certa surpresa, pq não nos apresenta um Cristo prostituído pela mídia, um Jesus empreendedor, ou um revolucionário frustrado, mas sim Deus, um Deus que por São João é definido como o "AMOR" e nos ensina a amar! E cada página desse livro, vemos como Thomás conseguiu, por graça de Deus exprimir o que o Espírito diz a Igre... leia mais

Vídeos Imitação de Cristo (2)

ver mais
Ainda vale a pena ler A Imitação de Cristo?

Ainda vale a pena ler A Imitação de Cristo?

IMITAÇÃO DE CRISTO E A CONFORMIDADE COM DEUS | Minha Biblioteca Católica | Beatriz Back

IMITAÇÃO DE CRISTO E A CONFORMIDADE COM DEUS


Estatísticas

Desejam241
Trocam6
Avaliações 4.6 / 1.355
5
ranking 73
73%
4
ranking 19
19%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Murucci
cadastrou em:
11/01/2011 17:16:11
Lucas José
editou em:
03/05/2023 15:11:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR