Imite a sua fé

Imite a sua fé Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados


Compartilhe


Imite a sua fé





Imite a sua fé.

— não tenha pressa; leia-o com atenção. Use sua imaginação e seus sentidos. Tente sentir o que os personagens sentiram, ver o que eles viram.

É com esse concelho do corpo governante que começamos a leitura desse livro tão empolgante e cativante, que foi pensado em cada detalhe para aqueles que amam examinar a Bíblia e conhecer um pouco mais de seus personagens. É incrível como o livro ( imite a sua fé) tem a facilidade de "sacar pessoas do preto e do branco de uma página" e transforma-las em nossos amigos achegados, ao termino de cada capítulo sentimos na pele e entendemos 'vividamente' o que foi dito por uma irmã que se referia a um superintendente viajante idoso quando disse: "ELE FALA SOBRE PERSONAGENS BÍBLICOS COMO SE FOSSEM SEUS VELHOS AMIGOS."
E com leitura bem fluida, ricas em detalhes e que nos faz querer "terminar o livro no mesmo dia (eu tentei), começamos a imaginar como seria andar e conversar com eles, passar tempo conhecendo homens e mulheres como Noé, Abraão, Rute, Elias e Ester, e da influência que eles teriam em nossa vida — os valiosos conselhos e encorajamento que poderiam nos dar!
A fé é uma qualidade atraente. E todos os homens e mulheres sobre o qual estudamos neste livro davam muito valor a essa qualidade, e justamente por isso ele é como um "oásis no meios do deserto", onde muitas pessoas não dão valor à fé, achando que ela envolve acreditar em algo sem ter nenhuma prova real ou evidência. Mas (e o livro nos exorta quanto a isso) elas estão enganadas.
A fé não é credulidade; não é simples sentimento; é mais do que crer em algo.
A credulidade é perigosa. Um simples sentimento pode aparecer e desaparecer; e até mesmo crer que Deus existe não é suficiente, pois os demônios creem e estremecem". – Tia. 2:19
A verdadeira fé é muito superior a essas coisas.
O livro nos ensina de que imitar a fé de personagens bíblicos não faz com que sejamos uma simples imitação ou diminui nosso valor como pessoa. Pelo contrário!
A palavra de Jeová nos incentiva a imitar pessoas de fé, isso fica evidente ao lermos o capítulo 17 onde vemos que Maria provavelmente citou as palavras de Ana, deixando claro que ela a considerava um exemplo. O exemplo de Ana ajudou Maria a desenvolver fé, de modo que ela pôde fazer um bom nome perante Jeová.

E falando de capítulos, o livro está cheio deles, cada um com histórias envolventes; por exemplo: O capítulos 10 que nos trás a história magnífica de 'Elias', história essa cheia de emoção, ação, drama e medos; onde boa parte dela vemos Elias como um "super herói" que tem controle sobre o fogo, corre mais rápido que cavalos e pode ficar 40 dias sem se alimentar, só que mais do que uma história de super heróis, afinal de contas Elias foi real e fez isso e mais coisas com a ajuda de Jeová.
E quem não se emocionaria com o capítulo 21? Capítulo esse que contém uma das histórias mais emocionantes da bíblia: A de Pedro.
a forma como ele aprende com seu maior erro, e a perdoar assim como seu mestre o perdoou.
Ler a história de Pedro nos faz perceber que todos pecamos em palavras e ações, mais que se o arrependimento for sincero o perdão nos será concedido. Nos faz perceber também que o livro chegou ao fim, e de que merecia muitas outras edições futuras, cheias de tantas outras história e lições valiosas; mais "a cereja do bolo" ainda estava por vir.
Nas últimas páginas (conclusão), O escravo nos presenteia com as seguintes palavras:
— A fé é uma palavra bonita, que representa uma qualidade muito atraente. Mas, quando vemos ou ouvimos essa palavra, devemos pensar em outra: "Urgente!" Afinal, se não temos fé, precisamos urgente adquiri-la. E, se já temos fé, precisamos urgentemente protegê-la e alimentá-la. (Lindo)

Quando terminamos de ler esse livro vemos que os homens e mulheres fies mencionados na Bíblia não nasceram com fé.
Eles se tornaram uma prova viva de que a fé é produzida pelo espírito santo de Jeová.
Neste livro, consideramos alguns exemplos de notável fé. Cada um — à sua própria maneira — fornece bastante matéria para estudo profundo e meditação. Se simplesmente lermos com pressa os relatos bíblicos sobre pessoas de fé, não desenvolveremos uma fé forte.
E com profunda meditação nos achegamos tanto a tais personagens que começamos a ir mais além.

Começamos a imaginar como os homens e mulheres que consideramos ficariam felizes se fossem designados para fazer o trabalho que Jeová nos designou para fazer hoje!
Por exemplo, e se Abraão ficasse sabendo que poderia adorar a Jeová, não em altares rústicos de pedra erguidos no deserto, mas entre grupos organizados de outros sevos de Jeová em confortáveis salões do reino e em grandes congressos, onde as promessas que ele viu apenas "de longe" são analisadas e explicadas com fascinantes detalhes?
Fica fácil de imaginar também que perguntas fazer quando encontrarmos essas pessoas, por exemplo: Abel, "você chegou a falar com aqueles querubins que guardavam o caminho para o Éden? Eles disseram alguma coisa?"
No caso de Noé: " você chegou a ter medo dos nefilins? "Como cuidou de todos os animais enquanto estava na arca?"

Do mesmo modo poderemos perguntar as mulheres de fé que serão ressuscitas:
" Abigail, você ficou com medo de contar a Nabal que você ajudou Davi?" " Ester, o que aconteceu com você e Mordecai depois do que lemos na Bíblia?"
No futuro, não precisaremos mais imaginar como eram os servos leias de Jeová mencionados no registro bíblico. Eles estarão lá conosco, no paraíso!
E por isso esse livro é tão importante, por que nos incentiva a continuar fazendo tudo o que puder agora para tornar essas pessoas reais para nós. E Que devemos continuar a imitar a sua fé.
E termina com essas palavras profundas:

— Que você sinta alegria em servir a Jeová junto com elas e que vocês sejam bons amigos para sempre!

Por isso leia esse livro assim que puder. Use-o na adoração em família.
As crianças vão amar!
Quando esse livro for considerado no estudo Bíblico de Congregação, não perca nenhum estudo!
E sinta como é maravilhoso estar na adoração verdadeira, e de como é bom ser parte do povo de Deus.

Edições (1)

ver mais
Imite a sua fé

Similares


Resenhas para Imite a sua fé (4)

ver mais
O que eu achei?
on 16/10/22


Estou me tornando uma ótima aprendiz kkkkk amei esse livro. Aprendi de várias pessoas da Bíblia, ótimos exemplos sem dúvidas. Me sinto com mais fé e melhorando cada dia mais. Me sinto mais confiante e feliz com o meu aprendizado e conhecimento. A abordagem é excelente e necessária, gostei bastante como o foco é introduzido além dos textos bíblicos citados para que possamos ler a passagem dos acontecimentos. Fantástico!... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 4.8 / 32
5
ranking 91
91%
4
ranking 6
6%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 3
3%

37%

63%

Mique1as
cadastrou em:
25/09/2013 21:09:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR