Ímpio

Ímpio Fábio Marton


Compartilhe


Ímpio


O Evangelho de um Ateu




Neto de um pastor da Assembléia de Deus, Fabio Marton tinha "uma condição inscrita nos genes": tornar-se um crente pentecostal fervoroso. E assim ele começou a pregar no púlpito da igreja, aos 10 anos de idade. Hoje um jornalista cético, especializado em ciência, ele explica como ocorreu sua desconversão durante sua adolescência extremamente atribulada.
Muitas figuras curiosas habitam o mundo de Ímpio. O avô pastor é um exemplo de honestidade, mas também de rigidez impenetrável. Há um pastor vidrado em armas, guerra e músicas da Wanderléa, que dizia fazer cair fogo do céu (e mostra no livro o que queria dizer por isso). Outro pastor conta que visitou o Inferno e voltou em três dias. Uma prima diz ter visto o Diabo em pessoa. E há o próprio autor, aficcionado por ciência desde a infância, que na mesma pré-adolescência em que estudava células sanguíneas num microscópio, subia no telhado para ver o mundo acabar, ajudava a expulsar o demônio da própria mãe, tinha um demônio exorcizado de si mesmo e experimentava muitos outros "milagres da fé" - que ele mesmo trata de desconstruir ao longo do livro.
Todas essas experiências são narradas sem ressentimento, mas com a ironia leve de que já esteve do outro lado. De quem conheceu muito intimamente a fé antes de abandoná-la. É um romance de formação, de conhecer a si próprio e ao mundo, mas também de adolescência, revolta, descoberta do sexo, videogame e rock'n'roll
Ímpio é um livro que defende a descrença, mas é recomendado não apenas a ateus, agnósticos e pessoas em dúvida, mas a qualquer um que tenha curiosidade sobre os evangélicos, não como meras caricaturas de fanatismo ou hipócritas rebentando de desejos reprimidos, mas como humanos reais e cheios de contradição. Ou esteja interessado em uma boa história.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Brasileira / Psicologia / Religião e Espiritualidade / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Ímpio

Similares

(2) ver mais
Deus, Um Delírio
Quebrando o encanto

Resenhas para Ímpio (10)

ver mais
Heresia
on 29/12/13


Eu estava doida pra ler esse livro desde que vi a entrevista do Marton no programa do Jô.O inicio do livro é um pouco cansativo sim, como todo início de biografia,mas o autor consegue compensar isso com o bom humor da narrativa.Acredito que muitos ateus vão se identificar com o processo de desconversão.Todo o sentimento de culpa através de cada questionamento ou ato “herege” e a indignação perante o abuso das igrejas e os atos dos "filhos de Deus" narrados pelo Fabio me causaram inúmer... leia mais

Estatísticas

Desejam42
Trocam11
Avaliações 3.5 / 170
5
ranking 23
23%
4
ranking 25
25%
3
ranking 38
38%
2
ranking 10
10%
1
ranking 4
4%

64%

36%

Alex
cadastrou em:
10/04/2011 18:24:42
Dover
editou em:
20/06/2017 09:16:59