Infoproletários

Infoproletários Ricardo Antunes
Ruy Braga


Compartilhe


Infoproletários


degradação real do trabalho virtual




"Infoproletários" evidencia a associação oculta entre o uso de novas tecnologias e a imposição de condições de trabalho do século XIX em um dos setores considerados como mais dinâmicos da economia moderna, o informacional. Ao contrário do que é prometido pelos entusiastas deste novo segmento, os trabalhadores vivenciam uma tendência crescente de alienação do trabalho em escala global. A obra reúne uma série de ensaios que esquadrinham diferentes aspectos da rotina e do modo de vida daqueles que, apesar de frequentemente arruinarem suas vozes ao transformá-las em poderosos instrumentos de acumulação de capital, raramente são ouvidos.

A classe trabalhadora é retratada neste livro em duas representações polarizadas. De um lado, aparecem os operadores de telemarketing. Globalizados em sua relação social, totalizados em sua subordinação, monitorados em cada um de seus movimentos, punidos por cada infração às regras, resumem e simbolizam os novos trabalhadores atrelados ao resplandecente, porém inatingível, mundo do consumo. Sua imaginação é totalmente circunscrita e dirigida pelo capitalismo.

Já em outro extremo estão os aristocratas do cibertrabalho, os programadores de software, gabando-se e desfrutando de sua autonomia enquanto se movem em espiral pelo espaço e pelo tempo. Eles não são menos prisioneiros da própria individualidade, intoxicados por seu ilusório empreendedorismo.

Segundo Michel Burawoy, sociólogo que assina a orelha do livro, ”a obra aponta para a profunda transformação sofrida pela classe trabalhadora e o projeto de movimento internacional operário, ante os parâmetros verificados por Karl Marx em seu tempo. Apenas a articulação entre múltiplas identidades – de gênero, de nacionalidade, de raça, assim como de classe – forjadas em terrenos políticos que transcendam a produção imediata lhes permitirá se rebelar contra o mercado e desafi ar o capital global – mas, mesmo assim, apenas em um grau limitado e de uma forma fragmentária. Essa é certamente a mensagem deste livro – que revela a experiência cotidiana vivida por essa nova classe trabalhadora globalizada ligada aos serviços”.

Geografia

Edições (1)

ver mais
Infoproletários

Similares

(14) ver mais
O Privilégio da Servidão
A dialética do trabalho
O que é Sindicalismo
Os sentidos do trabalho

Resenhas para Infoproletários (1)

ver mais
on 15/5/22


Nem acredito que terminei de ler esse livro. A faculdade às vezes massacra a gente. Achei que em determinados momentos a leitura fica repetitiva e senti falta de uma crítica mais aguda ao neoliberalismo como fonte do problema. No mais é um bom livro, um livro quase que datado já, mas que serve de boa obra inicial para compreensão do tema.... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam1
Avaliações 4.0 / 18
5
ranking 33
33%
4
ranking 39
39%
3
ranking 28
28%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Wenis
cadastrou em:
13/12/2009 22:39:28
Jim
editou em:
24/11/2018 23:09:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR