Iniciação à Filosofia

Iniciação à Filosofia Marilena Chaui


Compartilhe


Iniciação à Filosofia





Os estudantes de Filosofia sempre escutam contar uma piada sobre o primeiro filósofo grego Tales de Mileto. Tales gostava de estudar os astros e caminhava olhando para o céu, até que um dia tropeçou numa pedra e caiu num buraco. Um brincalhão que estava por perto disse a outros que ali se encontravam: "Tales quer saber o que se passa no céu, mas não consegue enxergar o que está à sua frente!". Nasceu, assim, a imagem que o senso comum tem do filósofo: a de alguém distraído que, sem prestar atenção no que se passa à sua volta, dedica a vida a pensar em coisas distantes, complicadas e, provavelmente, sem qualquer utilidade. Aliás, os estudantes de Filosofia também conhecem a definição da Filosofia pelo senso comum: "A filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual". Em outras palavras ela seria completamente inútil.

Afinal, para que serve a Filosofia? Qual a utilidade? "Para não darmos nossa aceitação imediata às coisas, às ideias, sem maiores considerações", respondeu um filósofo da Antiguidade.

Didáticos / Técnico / Filosofia

Edições (4)

ver mais
Iniciação à Filosofia
Iniciação à Filosofia
Iniciação à Filosofia
Iniciação à Filosofia

Similares

(14) ver mais
Convite à Filosofia
FILOSOFIA
Filosofia
360º FILOSOFIA: História e Dilemas

Resenhas para Iniciação à Filosofia (1)

ver mais
Razoável
on 16/5/20


A filósofa Marilena Chauí dispensa comentários. Já a adaptação do livro Convite à Filosofia para o Ensino Médio força a barra em alguns capítulos. Os capítulos referente a Cultura por exemplo, casa mais com a Sociologia do que com a Filosofia. Utilizar Matrix como referência para abrir o Ensino Médio já é muito ultrapassado, já que o filme não faz mais parte da formação dos jovens. De toda forma, para o Ensino Médio, o livro é muito raso, não passa de um Convite e não se aprofunda tant... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam7
Avaliações 4.1 / 19
5
ranking 47
47%
4
ranking 16
16%
3
ranking 32
32%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

35%

65%