Iniciação aos estudos morfológicos

Iniciação aos estudos morfológicos Carlos Alexandre Gonçalves


Compartilhe


Iniciação aos estudos morfológicos


flexão e derivação em português




O que nos faz considerar "peixe" e "peixada" itens lexicais diferentes ou "peixes" uma modificação gramatical de "peixe"? Em que circunstâncias o acréscimo de um afixo amplia o vocabulário de uma língua? Essas e outras questões - das muitas controvérsias que caracterizam a delimitação dos dois principais tipos de operações morfológicas (flexão e derivação) - são estudadas neste livro.
Carlos Alexandre Gonçalves, pós-doutor pela Unicamp em morfologia-fonologia, discute as várias posições dessa problemática; desde as que defendem uma rígida separação entre flexão e derivação até as que negam a existência de fronteiras entre elas. Nesse sentido, analisa as duas operações como distintas ou como polos de um continuum morfológico.
Destinado para alunos de graduação e pós-graduação em Letras e para professores de português, as diversas análises, conceitos, rediscussões e novas propostas fazem deste livro não só um manual de introdução aos estudos morfológicos do português, mas um roteiro para o aprofundamento das várias perspectivas, a partir das quais flexão e derivação vêm sendo abordadas na linguística contemporânea.

Edições (1)

ver mais
Iniciação aos estudos morfológicos

Similares

(2) ver mais
Estrutura da Língua Portuguesa
Formação e Classes de Palavras no Português do Brasil

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

vsmarruche
cadastrou em:
02/05/2011 11:37:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR