Instituições, Mudança Institucional e Desempenho Econômico

Instituições, Mudança Institucional e Desempenho Econômico Douglass C. North


Compartilhe


Instituições, Mudança Institucional e Desempenho Econômico





Um dos mais inovadores estudos de história econômica das últimas décadas, esse livro demonstra como as instituições e as mudanças institucionais afetam de maneira crucial o desempenho das economias.

Segundo Douglass C. North, Prêmio Nobel de Economia em 1993, as instituições existem para reduzir a incerteza nas interações humanas: são restrições informais e formais criadas para estruturar as trocas entre as pessoas. O impacto dos diversos arranjos institucionais no desempenho econômico, porém, varia muito. Em alguns casos, a prosperidade é estimulada, na maioria deles o resultado é a estagnação.
Será, então, a diferença entre as instituições que explica o sucesso de algumas economias e o fracasso de outras? Por que os EUA se tornaram uma potência econômica, enquanto a economia das nações latino- americanas, entre elas o Brasil, permanece tão ineficiente?

São essas algumas das questões de que North trata nesse livro fundamental, cuja importância é ainda maior para os leitores brasileiros empenhados em criar um país mais próspero, estável e menos desigual.

Economia, Finanças / História Geral

Edições (1)

ver mais
Instituições, Mudança Institucional e Desempenho Econômico

Similares

(6) ver mais
Os Pecados Secretos da Economia
Por Que as Nações Fracassam
Caos Planejado
As Seis Lições

Resenhas para Instituições, Mudança Institucional e Desempenho Econômico (1)

ver mais
São as instituições, estúpido!
on 17/1/19


É certamente um livro indispensável não apenas para economistas, mas para qualquer cientista social - principalmente para juristas e historiadores. Douglas North, logo nas primeiras páginas de sua obra questiona: o que faz com que países desenvolvidos e subdesenvolvidos tenham diferenças tão aparentes no que diz respeito à eficiência econômica? É a partir dessa pergunta que o livro se desenvolve. Certamente a principal lição desse livro é que o crescimento econômico é um fenômeno in... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.9 / 7
5
ranking 86
86%
4
ranking 14
14%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

65%

35%

lucas.furtado.d
cadastrou em:
19/01/2018 01:07:51
Marcelo Catanho
editou em:
22/01/2018 21:32:30