php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Temporary failure in name resolution Introdução à Psicologia do Destino & Análise de Casamentos - Leopold Szondi
Introdução à Psicologia do Destino & Análise de Casamentos

Introdução à Psicologia do Destino & Análise de Casamentos Leopold Szondi


Compartilhe


Introdução à Psicologia do Destino & Análise de Casamentos


Liberdade e Compulsão no Destino do Homem




O homem é realmente livre? Há algo como um destino coercitivo ou todas as possibilidades da existência lhe estão abertas? Por que certos padrões de comportamento se reproduzem geração após geração, como se os filhos estivessem destinados a repetir o destino dos pais? Quais instâncias dirigem a escolha no amor, na amizade, na profissão e até em determinada forma de doença ou tipo de morte?

O livro que o leitor tem em mãos pretende responder a essas e outras perguntas, com uma abordagem teórica bastante singular. O psiquiatra húngaro L. Szondi, depois de analisar a árvore genealógica de centenas de pacientes, chegou à conclusão de que havia no psiquismo humano mais um vetor a exercer pressão sobre o homem: a pretensão dos ancestrais. No desenvolvimento de sua teoria, ele postula que, ao lado do inconsciente pessoal, presente na teoria de Freud, e do inconsciente coletivo junguiano, haveria uma terceira qualidade (não camada) do inconsciente, a saber, o inconsciente familiar. Dito dessa forma, a teoria pode parecer despropositada, mas tanto a experiência empírica quanto o relato da gênese da teoria aqui apresentada dão testemunho de que a hipótese é bastante plausível.

Psicologia

Edições (1)

ver mais
Introdução à Psicologia do Destino & Análise de Casamentos

Similares

(3) ver mais
Retorno do Ancestral
Introdução ao Teste de Szondi
Filosofia Concreta

Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 7
5
ranking 25
25%
4
ranking 50
50%
3
ranking 13
13%
2
ranking 13
13%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Gui
cadastrou em:
07/06/2015 15:31:55
Cioran E.
editou em:
06/02/2016 01:08:14