Introdução ao Estudo do Direito

Introdução ao Estudo do Direito Ferraz Junior


Compartilhe


Introdução ao Estudo do Direito


Técnica, Decisão, Dominação




Este livro não é uma simples exposição de conceitos básicos da ciência jurídica nem uma apresentação sintética de teorias e concepções do fenômeno jurídico. Com habilidade, o autor procura percorrer os labirintos das sistematizações e classificações próprias do saber dogmático, entremeando-as com explicações históricas e filosóficas, sociológicas e políticas, de tal modo que o leitor, ao mesmo tempo em que toma conhecimento de uma terminologia e de uma metodologia, aprende também a localizá-las, descobrindo-lhes as funções nos quadros de uma visão do direito como um fenômeno de dominação.
Desde o início, a exposição traz também um cunho pessoal e criativo. Sem deixar de fornecer os elementos básicos da ciência jurídica conforme a sua tradição clássica, o autor induz o leitor a repensar conceitos e a reclassificá-los, ao mostrar-lhe por que surgiram ou foram criados, tornando o aprendizado conceitual uma experiência viva. Com isso, obtém-se um efeito certamente intencional: apresentar o direito como uma experiência social concreta, e não apenas como um encadeamento lógico de definições ou um elenco enfadonho de teorias.
Por fim, sendo expositivo e indagativo, o texto é também sutilmente crítico, levando quem quer que se ocupe do direito a refletir sobre ele e sobre o mundo atual, no qual está inserido: o mundo da sociedade de consumo e da ciência do direito como tecnologia da decisão.

Direito / Filosofia

Edições (8)

ver mais
Introdução ao Estudo do Direito
Introdução ao Estudo do Direito
Introdução ao Estudo do Direito
Introdução ao estudo do Direito

Similares

(3) ver mais
O Direito na História
Teoria Do Ordenamento Jurídico
Introdução ao Estudo do Direito

Resenhas para Introdução ao Estudo do Direito (2)

ver mais
on 13/8/09


Ferraz, em sua Introdução ao Estudo do Direito enfatiza a norma como elemento central do direito, sem contudo decair no positivismo exacerbado que ignora os elementos desta ciência que podem ser observados mais acuradamente pelas disciplinas contíguas e limítrofes, tais como a história do direito, a sociologia do direito, a filosofia do direito. Decifra o direito como um tipo de norma – entre outros tipos existentes – capaz de dirimir as incertezas sobre o comportamento humano. O dire... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam5
Avaliações 3.7 / 99
5
ranking 27
27%
4
ranking 30
30%
3
ranking 33
33%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

42%

58%

Wesley Soares
cadastrou em:
09/08/2018 12:35:01