Investigações Filosóficas

Investigações Filosóficas Ludwig Wittgenstein


Compartilhe


Investigações Filosóficas





O livro Investigações Filosóficas é considerado, ao lado do Tractatus Logico-Philosophicus, o trabalho mais importante do filósofo Ludwig Wittgenstein. As Investigações Filosóficas constituem uma espécie de síntese da segunda fase do pensamento de Wittgenstein, assim como o Tractatus é uma síntese da primeira.1 O livro foi publicado postumamente, em 1953, numa edição bilíngue alemão/inglês, cuja tradução para o inglês foi feita por G. E. M. Anscombe.

Nas Investigações Filosóficas, Wittgenstein critica várias idéias que ele mesmo havia defendido anteriormente no Tractatus, em especial as idéias de uma essência da linguagem, de uma teoria pictórica do significado e de uma estrutura lógica subjacente à forma aparente das proposições. Wittgenstein também defende a idéia de que não há problemas filosóficos genuínos, pois os problemas filosóficos surgem de uma falta de compreensão do funcionamento da linguagem e da lógica dos conceitos. Nesta perspectiva, a filosofia é vista como uma atividade terapêutica que dissolve as perplexidades "filosóficas".

O livro também propõe a análise de vários conceitos importantes para a filosofia da mente, tais como os conceitos de pensamento, intenção, consciência e vontade.

Edições (5)

ver mais
Investigações Filosóficas
Investigações Filosóficas
Investigações Filosóficas
Investigações Filosóficas

Similares

(14) ver mais
Últimos Escritos sobre a Filosofia da Psicologia
A lógica da pesquisa científica
Verdade e Método I
Hermenêutica

Resenhas para Investigações Filosóficas (3)

ver mais
on 17/3/09


Apesar da linguagem difícil por vezes, nunca esqueci algumas das percepções que a leitura desse livro me trouxe - como a de compreender, finalmente, quão intrincada é a questão da linguagem, e em especial, que máquina extraordinária é o cérebro humano (a inteligência), já que uma criança pequena, com tão poucos dados, constrói toda a linguagem para si, entendendo-a e utilizando-a.... leia mais

Estatísticas

Desejam33
Trocam2
Avaliações 4.0 / 65
5
ranking 42
42%
4
ranking 29
29%
3
ranking 20
20%
2
ranking 5
5%
1
ranking 5
5%

69%

31%

dos Santos
cadastrou em:
17/03/2009 21:49:27