Iracema / Cinco Minutos

Iracema / Cinco Minutos José de Alencar


Compartilhe


Iracema / Cinco Minutos





Dois romances de um dos grandes patriarcas da literatura brasileira, "Iracema" e "Cinco minutos" são clássicos do nosso Romantismo.
"Iracema" é mais do que um romance sobre "a virgem dos lábios de mel", a índia cujo nome é um anagrama que simboliza a própria América. "Iracema" representa o nascimento lendário do Ceará. Trata-se de uma alegoria genial à história da colonização do Brasil pelos invasores portugueses, e, por que não dizer, à história da colonização de toda a América pelo povo europeu.
"Cinco minutos" é um romance urbano da primeira fase do Romantismo - e o primeiro de José de Alencar -, que revela o ideal de amor romântico: puro, casto e regenerador, sentido por duas almas que lutam e enfrentam obstáculos aparentemente intransponíveis para que possam concretizá-lo.

Literatura Brasileira

Edições (3)

ver mais
Iracema / Cinco Minutos
Iracema / Cinco Minutos
Iracema / Cinco Minutos

Similares

(9) ver mais
O Guarani
Cinco Minutos e A Viuvinha
I-Juca Pirama
Caramuru e Catarina

Resenhas para Iracema / Cinco Minutos (4)

ver mais
Iracema - Cinco Minutos (A Obra-Prima de Cada Autor, Martin Claret, 2005)
on 5/7/17


Já li os dois, mas faz tanto tempo que nem lembro direito. Separei hoje um tempinho para curtir o "Cinco Minutos". Em linhas gerais, é o primeiro romance de Alencar (1856), a narrativa é no formato de confissões amorosas em cartas, tem poucas personagens e texto curto como um conto. Acredito que o aspecto mais marcante é a valorização melodramática romântica. O narrador se apaixona por uma desconhecida que não viu direito, mas sentiu a beleza e ficou embevecido em uma condução. Estranh... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam39
Avaliações 3.2 / 653
5
ranking 14
14%
4
ranking 25
25%
3
ranking 35
35%
2
ranking 19
19%
1
ranking 7
7%

26%

74%