Irmãos

Irmãos Gabriel Feltran


Compartilhe


Irmãos


Uma História do PCC




Em "Irmãos", o sociólogo Gabriel Feltran oferece uma interpretação alternativa àquelas que vêm ocupando o debate público brasileiro e que buscam comparar o PCC com outras organizações criminosas como os comandos cariocas, as gangues prisionais americanas ou as máfias italianas, russas ou orientais. Para o autor, o modo de organização do PCC tem mais a ver com as irmandades secretas, funcionando como uma maçonaria do crime — uma rede de apoio mútuo, pautada por um conjunto de valores considerados justos, em que ninguém deve atravessar os negócios nem a honra do outro irmão.

Feltran percorre os momentos cruciais da história da facção: sua criação em Taubaté; a megarrebelião de 2001; a revolução interna de 2002, em que a visão igualitarista de Marcola ganhou força contra o projeto de terror público sob a liderança personalista de Geleião; as revoltas de 2006, que horrorizaram a classe média; as violentas disputas entre facções a partir de 2017.

Irmãos apresenta um país em que o crime conquistou efetiva hegemonia política para partes significativas da população. Nele, o PCC emerge como uma entre outras instâncias de geração de renda, de acesso à justiça ou proteção, de ordenamento social, de apoio em caso de necessidade, de pertencimento e identificação, desafiando o projeto de uma comunidade nacional integrada, promessa que que a redemocratização não logrou entregar.

História / Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Irmãos

Similares

(7) ver mais
Laços de Sangue
A Guerra
Cobras e Lagartos
PCC

Resenhas para Irmãos (4)

ver mais
Muito mais que apenas uma organização criminosa
on 24/3/20


Ler "Irmãos: Uma História do PCC" não foi fácil. Leitura arrastada, que exigiu uma boa dose de análise e interpretação. Em muitos pontos, eu precisava fechar o livro para digerir o que tinha lido. Cenas brutais, intensas, que despertavam os mais diversos sentimentos: desde a curiosidade pela maior facção do país à condescendência pelas diversas famílias pobres das periferias que tiveram suas lutas relatadas. O trabalho de Gabriel Feltran é excelente e minucioso. Ele relatou coisas que... leia mais

Estatísticas

Desejam51
Trocam1
Avaliações 4.3 / 65
5
ranking 52
52%
4
ranking 40
40%
3
ranking 6
6%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
30/07/2018 17:23:25
LG
editou em:
02/10/2018 00:14:31