Irui Kon

Irui Kon'in no mukashi banashi Márcia Hitomi Namekata


Compartilhe


Irui Kon'in no mukashi banashi


contos tradicionais japoneses sobre casamentos fantásticos




O livro que ora se apresenta em edição bilíngue é resultado direto da tese de doutorado da professora de literatura e cultura japonesa Márcia Hitomi Namekata sobre mukashi banashi. O referido estudo versava sobre narrativas japonesas arcaicas e míticas, centradas em mulheres que são ao mesmo tempo humanas e sobrenaturais. Os mukashi banashi fazem parte de uma tradição narrativas orais que influenciou fortemente o presente e a escrita, bem como outras manifestações artísticas no Japão. Além das vinte e uma narrativas que compuseram o corpus da tese, há mais duas - a primeira e a última deste livro - que foram acrescidas, tornando o passeio pelo Japão ainda mais completo.
As vinte e três narrativas antigas sobre casamentos entre seres diferentes, com ênfase nas esposas animais e nas esposas celestiais, fazem um passeio pelas oito regiões do Japão, de sul a norte. Esposas sobrenaturais são figuras típicas do folclore japonês e podem ser cobras, peixes, raposas, sapos... O elemento em comum entre essas mulheres? São todas protagonistas de suas histórias, com ação e voz, e a projeção mítica por elas alcançada nos faz ver suas ações e palavras com outras cores.
E por falar em cores, a obra é lindamente ilustrada por Lua Bueno Cyríaco, o que torna a experiência de leitura ainda mais envolvente [...], fazendo com que o leitor veja os diferentes contos de forma significativa e condizente com o tempo e o ambiente em que se desenvolvem.

(Janice Inês Nodari)

Contos / Fantasia

Edições (1)

ver mais
Irui Kon

Similares

(2) ver mais
Raposas
Irui kon

Resenhas para Irui Kon'in no mukashi banashi (1)

ver mais
"Não faça!" - Ele fez...
on 10/1/21


Essa coletânea de contos representa os diversos modos do Japão em suas diferentes épocas. Das 23 narrativas algumas demonstram ser iguais entre elas, mas com diferenças provinciais e tempo-espaciais; entretanto a grande a maioria só se desenvolve por que alguém não obede a unica regra que lhes é imposta (É até meio cômico). E o trabalho com os comentários e explicações sobre as marcas narrativas é muito interessante.... leia mais

Vídeos Irui Kon'in no mukashi banashi (1)

ver mais
Irui Kon'in no Mukashi Banashi - Desafio 36500 páginas

Irui Kon'in no Mukashi Banashi - Desafio 3650


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 12
5
ranking 58
58%
4
ranking 42
42%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

15%

85%

Thais
cadastrou em:
26/10/2020 14:46:00
Thais
editou em:
26/10/2020 14:46:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR