Isto És Tu

Isto És Tu Joseph Campbell


Compartilhe


Isto És Tu


Redimensionando a Metáfora Religiosa




"Isto és Tu", obra organizada por Eugene Kennedy, é uma seleção de conferências e ensaios de Joseph Campbell que aborda a tradição judaico-cristã, seus símbolos e metáforas e os interpreta à luz de seus notáveis conhecimentos da mitologia mundial. Principalmente, estabelece a diferença entre a interpretação literal e a metafórica da religião e reexamina a função essencial dos símbolos judaicos como chave para a compreensão da espiritualidade e da revelação mística.

O foco dirigido ao estudo da tradição judaico-cristã é expandido pela amplitude de conhecimentos de Joseph Campbell, o que o leva a se mover com leveza pela história religiosa e mitológica, e o falar com uma igual voz calorosa de quem se absorve, esquecido de si mesmo, na contemplação do que fala e na identificação com o tema que discorre. "Ressurge", como indica Kennedy, "a vitalidade do que parece ser, mesmo para muitos judeus e cristãos, relíquias mortas e quebradiças da crença. Ele evoca, por exemplo, a qualidade viva do povo judeu e a riqueza simbólica do Velho Testamento, e com sensibilidade e respeito genuínos ilumina a majestade da crença e história judaicas".

"De modo idêntico", continua Kennedy, "Joseph Campbell refamiliariza cristãos com a aura de significados que pairam sobre as narrativas religiosas do Novo Testamento. Como é nesta aura, isto é, nas conotações que, por sua natureza, se desenvolvem das metáforas, que na abordagem da história judaica deve ser encontrada a mais profunda significação das histórias da vida e obra de Jesus. Descrever os Testamentos como mito não é, com destaca Campbell, expor afirmações falsas ou exageradas neles contidas. A noção contemporânea dos mitos como falsidade tem levado as pessoas a concebê-los como fantasias que passam por verdade. Entretanto, a mitologia é um receptáculo da verdade muitíssimo mais confiável do que números de recenseamentos e de almanaques, os quais, estando sujeitos ao tempo, o que não ocorre com o mito, tornam-se desatualizados tão logo são impressos. O propósito de Joseph Campbell ao explorar os mitos bíblicos não é descartá-los como inacreditáveis, mas expor mais uma vez seu núcleo vivo e nutriente".

A edição de "Isto és Tu" é mais uma obra que se torna disponível ao público brasileiro, o que revigora e afirma o fascínio que Joseph Campbell exerce no amplo público que conquistou por sua capacidade extraordinária de tornar acessível o conhecimento dos significados profundos expressos nos símbolos da mitologia e da religião.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Isto És Tu

Similares

(4) ver mais
Mitologia Primitiva
Para Viver os Mitos
Voo Do Passaro Selvagem, O
A Extensão Interior do Espaço Exterior

Resenhas para Isto És Tu (3)

ver mais
metáforas e mitos.
on 8/6/11


Realmente sensacional, esse brilhante livro sobre as metáforas e mitos que fazem parte do corpo das religiões mundiais e que se perdem quando as religiões usam as metáforas como fatos, e não como elas na realidade são, apenas metáforas, que as pessoas devem usar como ferramenta do assombro. ... leia mais

Estatísticas

Desejam36
Trocam1
Avaliações 4.3 / 51
5
ranking 55
55%
4
ranking 29
29%
3
ranking 10
10%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Sergio
cadastrou em:
10/02/2009 23:07:58
Cioran E.
editou em:
09/03/2019 22:30:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR