Jakob von Gunten

Jakob von Gunten Robert Walser


Compartilhe


Jakob von Gunten


Um Diário




Por mais de meio século, o nome de Robert Walser esteve mais ligado à obra de Franz Kafka que à sua própria. A partir de 1913, quando o escritor tcheco lançou seu primeiro livro, "Contemplação", diversas resenhas compararam sua prosa à do já então conceituado autor suíço. O austríaco Robert Musil foi dos primeiros a estabelecer esse vínculo. Para ele, a prosa curta kafkiana mais parecia "um caso particular do tipo Walser". A comparação perduraria por décadas e acabaria, inadvertidamente, por ocultar o gênio de Walser sob a sombra avassaladora de Kafka.



Além de identificar certo parentesco entre a obra dos dois escritores, a resenha de Musil inaugurou uma extensa galeria de ilustres admiradores confessos do escritor suíço. Para citar apenas alguns, ela inclui Thomas Mann e Elias Canetti, Walter Benjamin e Susan Sontag, W. G. Sebald e J.M. Coetzee, além, é claro, do próprio Franz Kafka.



Composto sob a forma de diário, e publicado em 1909, o relato da trajetória do jovem de origem supostamente nobre que ingressa no Instituto Benjamenta para aprender a servir é, hoje, considerado uma das obras-primas da literatura ocidental. Walser escreveu-o ao longo de 1908, em Berlim, onde, três anos antes, chegara a frequentar ele próprio instituição semelhante. Recheado de elementos autobiográficos, o diário de Jakob von Gunten descreve seu relacionamento conflituoso com o colega Kraus, modelo absoluto de humildade e subserviência, e com os misteriosos proprietários da instituição educacional: o diretor e sua enigmática irmã, mestra adorada. Do conflito do jovem Jakob entre uma suposta grandeza de berço e a certeza de que não será nada na vida, entre o orgulho familiar e o aprendizado da humildade, Walser extrai uma das narrativas mais intrigantes do século XX. Hoje, crítica e público percebem diferentemente o parentesco que o une ao escritor tcheco: como Kafka, Walser é um mestre, modelo e fonte de inspiração para alguns dos maiores escritores do nosso tempo.

Edições (4)

ver mais
Jakob von Gunten
Jakob von Gunten
Jakob von Gunten
Jakob von Gunten

Similares

(14) ver mais
Obras completas de Adolfo Bioy Casares
Rumo ao Farol
De Castelo em Castelo
Monsieur Pain

Resenhas para Jakob von Gunten (9)

ver mais
Mestre absoluto de uma escrita e de um estilo que até hoje não encontram paralelo a História da literatura ocidental, o suço Robert Walser teve sua importãncia relegada durante muitos anos ao papel de principal modelo literáriopara outro gigante das letras surgindo no começo do século xx. Empreste esse livro na biblioteca pública. Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça! ... leia mais

Estatísticas

Desejam77
Trocam2
Avaliações 4.2 / 109
5
ranking 46
46%
4
ranking 34
34%
3
ranking 17
17%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Tito
cadastrou em:
26/01/2011 03:35:02