Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë


Compartilhe


Jane Eyre





Por meio da abordagem de temas como a subordinação da mulher, relações familiares abusivas que geram traumas futuros e o crescimento moral e espiritual da personagem principal, Jane Eyre foi publicado originalmente em 1847, mas se mostra ainda muito atual.

Jane, órfã de pai e mãe, vive com parentes que a desprezam, sendo tratada por sua tia de modo muito diferente do tratamento recebido pelos primos, cruéis e fúteis. Já com 10 anos de idade, Jane é enviada para a instituição de caridade Lowood, uma escola com métodos rígidos de ensino. Apesar das inúmeras privações que enfrenta na escola, a menina leva uma vida quase feliz e se torna forte e independente, passando a lecionar na entidade que a formou. Aos 18 anos, decide partir, e consegue um trabalho como preceptora da jovem Adèle, pupila do irônico e arrogante Edward Rochester. A partir deste momento, a vida de Jane toma um rumo diferente e inesperado, que envolve mistério, novas amizades, diferentes sensações e até mesmo uma história de amor.

Jane Eyre é considerado um romance de formação, no qual se narra o desenvolvimento físico, moral, psicológico, estético, espiritual e social da personagem principal, desde sua infância até a maturidade. Charlotte Brontë representou, por meio da protagonista, a ideia de emancipação feminina, isto é, de que as mulheres não tinham a obrigação de se casar para ter uma vida; que poderiam trabalhar e se sustentar de maneira independente. Ao longo do romance, são tecidas diversas críticas à condição de inferioridade atribuída às mulheres naquela época. A autora é, por isso, considerada transgressora das regras vigentes em sua sociedade, vista hoje como uma mulher à frente de seu tempo.

Jane Eyre narra, além de uma comovente história de amor, a saga de uma jovem em busca de uma vida mais significativa do que a sociedade inglesa do século XIX tradicionalmente permitia às mulheres.

Literatura Estrangeira / Ficção

Edições (81)

ver mais
Jane Eyre
Jane Eyre (English Edition)
Jane Eyre
Jane Eyre

Similares

(122) ver mais
Shirley
Grandes Esperanças
Rebecca

Resenhas para Jane Eyre (2.707)

ver mais
on 29/5/10


Mesmo tecendo críticas a minha amada Jane Austen, sem dúvida, com este romance, Charlotte Bronthe, conquistou-me definitivamente, pois, através de Jane Eyre pude sentir o que posso chamar de um verdadeiro deleite literário. A narrativa da sofrida e determinada preceptora, me fisgou logo nas primeiras páginas, simplesmente não conseguia largar o livro! Já conhecia a história através de uma série produzida pela BBC. Não gosto de assistir produções cinematográficas ou televisiv... leia mais

Vídeos Jane Eyre (28)

ver mais
12 LIVROS PARA 2024 E NOVAS METAS LITERÁRIAS! // Livre em Livros

12 LIVROS PARA 2024 E NOVAS METAS LITERÁRIAS!

JANE EYRE - CHARLOTTE BRONTÉ | CINTIA COSTA

JANE EYRE - CHARLOTTE BRONTÉ | CINTIA COSTA

JANE EYRE, de CHARLOTTE BRONTË (#84)

JANE EYRE, de CHARLOTTE BRONTË (#84)

12 LIVROS PARA 2024 | Ana Carolina Wagner

12 LIVROS PARA 2024 | Ana Carolina Wagner


Estatísticas

Desejam4.988
Trocam43
Avaliações 4.5 / 18.252
5
ranking 70
70%
4
ranking 23
23%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

7%

93%

Jóice D.
cadastrou em:
30/11/2020 00:30:59
raomzk
editou em:
30/11/2021 15:05:21