Jardins de Kensington

Jardins de Kensington Rodrigo Fresán


Compartilhe


Jardins de Kensington





Jardins de Kensington é uma combinação entre a misteriosa Inglaterra Vitoriana e a psicodélica Londres dos anos 1960 - dois cenários equivalentes, como um mundo num espelho, onde Rodrigo Fresán, principal revelação na literatura pop latino-americana conta a história do escritor infantil Peter Hook, um filho de hippies obcecado pela biografia do criador de Peter Pan, J. M. Barrie.

O livro se passa em uma única noite, onde Peter Hook, pseudônimo do autor dos livros da série Jim Yang, conta a história de sua própria vida, ao desafortunado Keiko Kai, ator escalado para interpretar o personagem no cinema. Filho de Sebastian Darjeeling Compton-Lowe, líder da fictícia banda inglesa de rock The Beaten (banda inspirada nos roqueiros cabeludos do The Kinks, famosos nos anos 60), Hook passou a infância entre todos os personagens da Swigin London - dos Beatles ao cineasta Michelangelo Antonioni, da modelo Twiggy ao bardo Bob Dylan (que Hook lembra ter vomitado em seus bonequinhos de chumbo).

Porém essa Londres de sonho acaba muito cedo para o infante Hook - abalado pela morte de seu irmão mais novo num acidente caseiro e de seus pais num naufrágio, refugia-se no mundo de Peter Pan, torna-se o garoto que não quer crescer - e também adquire uma obsessão pelo criador do personagem, J. M. Barrie. Como um Jorge Luis Borges pop, Fresán tece um mundo paralelo, onde fantasia, ficção, cultura pop e fatos históricos se misturam para criar um universo mágico permeado de tragédias, onde a inocência se confunde com crueldade e a infância é um pesadelo sereno de onde nunca se pode acordar.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Jardins de Kensington

Similares

(6) ver mais
Peter Pan Escarlate
O Ladrão de Crianças
Hook
Sociedade J. M. Barrie

Resenhas para Jardins de Kensington (6)

ver mais
I read the news today, oh boy
on 15/10/12


Numa das epígrafes que abrem este livro há uma citação do escritor James Matthew Barrie: “Deus fulmine todo aquele que escrever uma biografia sobre mim”. “Jardins de Kensington” conta duas histórias: uma real e outra fictícia. A real é uma espécie de biografia do escritor J.M. Barrie, criador do famoso “Peter Pan”. A outra história, fictícia, é sobre Peter Hook (notem a mistura dos nomes do herói e do vilão da história de Barrie), filho de roqueiros que cresceu nos anos 60. Peter Ho... leia mais

Vídeos Jardins de Kensington (1)

ver mais
(Remake) Livro: Jardins de Kensington

(Remake) Livro: Jardins de Kensington


Estatísticas

Desejam67
Trocam1
Avaliações 4.2 / 49
5
ranking 51
51%
4
ranking 27
27%
3
ranking 18
18%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

42%

58%

Suelen Rocha
cadastrou em:
11/01/2009 15:49:07
Jenifer
editou em:
23/10/2019 15:02:30