Jesus de Nazaré

Jesus de Nazaré Gunther Bornkamm

Compartilhe


Jesus de Nazaré





Após o lançamento da Teologia do Novo Testamento, de Bultmann, a comunidade teológica tem bons motivos para saudar o relançamento deste livro, escrito por um de seus discípulos mais importantes. Diferentemente de Bultmann, Bornkamm não despreza a base histórica do querigma, mas postula a necessidade hermenêutica de perguntar retroativamente pela prática e mensagem de Jesus, para possibilitar um novo e espontâneo encontro com sua figura e mensagem. Deriva daí a tarefa que constitui o programa deste livro: buscar a história no querigma dos evangelhos e procurar o querigma nesta história. Para a teologia latino-americana, que tanto enfatiza a importância da práxis para a fé, trata-se de uma persperctiva essencial.





O livro Jesus de Nazaré de Günther não perdeu sua atualidade, mantendo-se após meio século de sua publicação, como leitura estimulante, tal qual o odor original do bom vinho.



Dr. Nachman Falbel. Professor de História da Universidade de São Paulo (USP).



Günther Bornkamm nasceu em 1905, na cidade de Görlitz, lecionou disciplinas relacionadas com o Novo Testamento de 1934 até 1937 nas Universidades de Königsberg e Heidelberg, Alemanha. Sob o regime nacional-socialista, foi-lhe retirada em 1937 a permissão para lecionar. Após a guerra, atuou como professor do Novo Testamento na Universidade de Göttingen e por fim na Universidade de Heidelbeg. Faleceu em 1990 com 85 anos de idade.

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Jesus de Nazaré

Similares

(1) ver mais
Jesus de Nazaré: pessoa divina na história humana

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 5
5
ranking 60
60%
4
ranking 0
0%
3
ranking 20
20%
2
ranking 20
20%
1
ranking 0
0%

71%

29%

Alberto M de Oliveira
cadastrou em:
28/07/2009 17:18:02
Aristarco
editou em:
12/12/2015 21:58:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR