João do Rio

João do Rio Nelson Schapochnik


Compartilhe


João do Rio


um dândi na cafelândia




A coleção Paulicéia, na sua série Letras, com o objetivo de recuperar textos importantes para a formação da identidade de São Paulo, lança João do Rio: Um dândi na Cafelândia. O livro reúne crônicas de João Paulo Alberto Coelho Barreto, o João do Rio, célebre jornalista, cronista e escritor carioca do início do século, publicadas nos jornais da época, mas a maioria delas nunca antes reunidas em livro.



A pesquisa dos textos, a introdução e as notas são do historiador Nelson Schapochnik, e explicam as expressões, o contexto e os personagens citados. Como escreve Shapochnik na introdução da obra: “A reunião destes textos possibilita ao que os leitores contemporâneos compreendam uma dimensão menos conhecida do escritor, isto é, a do jornalista militante e artífice das representações triunfantes da modernização paulista.”



O livro não exibe, como podia ser de se esperar, um desprezo do jornalista da capital por São Paulo. Mas nas comparações insistentes, e em geral amplamente a favor da cidade do planalto, não deixam de estar as sementes da rivalidade. A admiração do cronista pelas mudanças da São Paulo da República Velha, do café, da massa de imigrantes e do início da sua industrialização. Uma São Paulo que crescia velozmente, antes de se tornar caótica, e um Rio de Janeiro que ainda era a capital federal, são os cenários das comparações de João do Rio.

Edições (1)

ver mais
João do Rio

Similares

(8) ver mais
A Capital Federal, O Badejo, A Jóia e Amor por Anexins
Contos da Vida Social
Doidas Conversas, João do Rio. O Anfitrião de Charles Baudelaire.
Sonhos Tropicais

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 2.5 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 50
50%
1
ranking 0
0%

70%

30%

Eduardo
cadastrou em:
04/02/2010 00:23:42