João Goulart

João Goulart Eliane Lobato


Compartilhe


João Goulart (A República Brasileira, 130 Anos #16)


O último civil




João Goulart estreou seu governo sob a ameaça de um golpe militar. Como vice-presidente, ele deveria assumir no lugar de Jânio Quadros, que renunciara. Os militares, no entanto, não aceitavam entregar o poder a um herdeiro político de Getúlio Vargas que viam como esquerdista. Após dias de muita tensão, o Congresso optou por um caminho conciliatório. Ele tomaria posse, mas com os poderes limitados pelo parlamentarismo.

Depois de um plebiscito antecipado para janeiro de 1963, o parlamentarismo foi derrubado e enfim Jango se tornou presidente com plenos poderes, criando o décimo-terceiro salário e investindo em reformas de base, como a agrária, com as quais garantiu o apoio de sindicatos, estudantes e forças de esquerda. Mas a espiral inflacionária e a dívida externa fora do controle afetavam a população e os empresários. Greves começaram a pipocar.

As ações conspiratórias das Forças Armadas desaguaram no golpe de 64, que contou com o apoio de grandes empresários, da imprensa, de boa parte da sociedade, da ala mais tradicional da Igreja Católica e do governo americano.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
João Goulart

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 5
5
ranking 20
20%
4
ranking 80
80%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

73%

27%

Gasparetto
cadastrou em:
02/01/2020 11:46:32
Eduardo
editou em:
21/03/2020 23:24:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR