Joaquim Nabuco

Joaquim Nabuco Angela Alonso


Compartilhe


Joaquim Nabuco





Neste novo lançamento da coleção Perfis Brasileiros, Angela Alonso traça um retrato minuncioso de Joaquim Nabuco, focalizando os dilemas pessoais e embates públicos do pensador e militante abolicionista.



Este novo volume da coleção "Perfis Brasileiros" está dedicado à biografia, à atuação pública e à obra do intelectual, diplomata, jornalista e político Joaquim Nabuco (1849-1910). Pertencente à geraçãode 1870 ? da qual fazem parte Tavares Bastos, Rui Barbosa e André Rebouças, entre outros ?, Nabuco vive a crise política do Segundo Reinado,que assiste à desagregação da ordem política imperial. Formado pelo pai na política e na gramática monarquista, e próximo dos grupos reformistas da segunda metade do século xix (a maior parte deles organizados em torno da República e/ou da abolição), Nabuco expressa, em sua biografia, em sua obra e no desempenho parlamentar, os dilaceramentos de figuras premidas entre os anseios de modernização do país e o desejo de manutenção da ordem aristocrática. "Vivendo numa era de mudanças, expressou-a existencialmente", afirma a autora, "oscilando entre a devoção à sociedade aristocrática e o empenho em reformas modernizadoras, que fatalmente a destruiriam".



O perfil de Nabuco deixa entrever as múltiplas identidades do personagem: menino de engenho na primeira infância; dândi na mocidade; político na maturidade. Menos do que incongruências, a análise destaca as compatibilidades entre o aprendizado nos salões e o desempenho na diplomacia e na política. O que não significa descartar tensões e ambivalências que se revelam nos titubeios amorosos, nas divisões partidárias e nas crises pessoais e intelectuais de Nabuco.

Edições (1)

ver mais
Joaquim Nabuco

Similares

(19) ver mais
Mauá
Dom Pedro I
General Osório
D. Pedro II

Resenhas para Joaquim Nabuco (2)

ver mais
Irretocável
on 10/1/10


Angela Alonso consegue ser suscinta e analítca ao mesmo tempo. Nabuco foi uma figura complexa. Quase foi um dos primeiros republicanos, ainda na juventude. Após o advento da República, foi talvez o maior defensor da Monarquia. Entretanto, encerrou sua vida servindo ao governo republicano como embaixador em Washington, o que lhe rendeu inúmeras críticas por parte dos monarquistas. Apegado à frivolidade aristocrática, foi o mais célebre abolicionista. Sua oratória inflamada contrastava c... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam1
Avaliações 4.4 / 24
5
ranking 63
63%
4
ranking 21
21%
3
ranking 13
13%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

65%

35%

Helena
cadastrou em:
22/11/2009 11:32:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR