Jornalismo Popular

Jornalismo Popular Márcia Franz Amaral


Compartilhe


Jornalismo Popular





O livro da Dra. Márcia Franz Amaral é um guia muito útil para aqueles que desejam entender e esmiuçar o olhar potencial da comunicação nos periódicos populares.

O sensacionalismo da mídia impressa foi abordado com rigor e competência de uma pesquisa comparativa profissional. No texto as referências da autora são intuitivas para jornalistas, professores e estudantes de comunicação, entretanto, passam desapercebidas pela grande massa de leitores da classe C, somando-se a outros repórteres e profissionais da imprensa que foram observados a partir das intervenções e desdobramentos dos objetos estudados. A citação posterior exemplifica o desejo e objetivos primordiais da autora:

“A imprensa popular ligada a grandes empresas de comunicação existe pela necessidade de ampliar o mercado de consumidores de jornais para um público que vive numa situação social, cultural e econômica diferente da do público das classes A e B. Os jornais assumem formas específicas porque o que move essa imprensa é, antes de qualquer coisa, a sedução do público e não a credibilidade ou o prestígio”. Pág. 58

Para ter conhecimento mínimo dessa afirmação foi necessário acompanhar o processo semiótico e lingüístico das fórmulas usuais na imprensa popular. Com especial atenção aos veículos das regiões sul e sudeste, seu foco atingiu os jornais cariocas - O Dia e Extra, os paulistas - Diário de São Paulo e Agora. E com mais detalhes, estatísticas e informações comparativas o Diário Gaúcho do Rio Grande do Sul.

É interessante observar a preocupação com o modo pelo qual se faz Jornalismo hoje em depreciação ao período romântico do exercício da nossa profissão. Após os anos 80 a imprensa de modo geral sucumbiu as necessidades econômicas do Capitalismo para vender jornais as camadas populares sem pensar muito nas conseqüências do que fazer e de como se fazer jornalismo popular com qualidade, observando as necessidades mais abrangentes e o papel social da profissão de jornalista.

Para cativar ou como prefere a autora “seduzir” o leitor e conquistar um “consumidor” vale tudo. Os jornais cada vez mais transformam-se em mercadorias em todos lugares, segmentos e especificidades.

Inicialmente quem consultar o livro poderá pensar ler um alerta sobre como está sendo a transição do momento atual no qual se executam inúmeros objetivos pessoais de donos de Jornal, mais tarde descobrimos que é uma afirmação muito bem estruturada e apoiada com base em suas amostras e pesquisas qualitativas.

A partir da metade de sua obra até o final estão lincados conceitos práticos e trilhando o caminho dos estudos de caso do Diário Gaúcho. Márcia Franz deixa claro que as estratégias de marketing tomaram o lugar do compromisso público com as classes sociais menos favorecidas. Uma habitual relação demagógica e populista dos jornais, levanta a dúbia hipótese que esses leitores não se interessam por noticias políticas e econômicas.

Existem exeções. Porém em reduzido número quando observada a realidade das grandes metrópoles em outros estados como: A Tribuna do Paraná (PR), Jornal da tarde (SP), Diário do Litoral (SC), Super Notícia (MG) entre outros voltados ao “consumidor e leitor” com menos poder aquisitivo e instrução escolar e analítica.

Além disso o livro não possui uma ordem estabelecida para ser lido, os capítulos foram pensados para qualquer pessoa interessada no assunto o que motiva a leitura por qualquer profissional de qualquer área. Traz e levanta informações com tabelas comparativas, o que torna a consulta mais agradável.

Resenha de José Luís de Freitas

http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdelivros/390164

Edições (1)

ver mais
Jornalismo Popular

Similares

(5) ver mais
Jornalismo de Revista
Jornalismo Cultural
Jornalismo Esportivo
Jornalismo Internacional

Estatísticas

Desejam4
Trocam2
Avaliações 3.6 / 36
5
ranking 19
19%
4
ranking 33
33%
3
ranking 42
42%
2
ranking 3
3%
1
ranking 3
3%

27%

73%

Krys
cadastrou em:
01/04/2010 09:38:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR