Joy Division - Closer: testamento musical

Joy Division - Closer: testamento musical Arlindo Gonçalves


Compartilhe


Joy Division - Closer: testamento musical





Por meio de um conteúdo que mistura ensaios históricos, ficção, relatos de processos criativos, fotografias e ilustrações, somos apresentados a narrativas inspiradas pelo disco de Ian Curtis & Cia. As emoções íntimas que afloram da audição de cada faixa de Closer invocam o drama de um jovem que sofre pelo desemprego crônico, pela falta de perspectivas, pelo isolamento e pela perda de sentido de sua existência. Essa história real inspira a construção de personagens como dona Joana, uma velha alcoólatra, verdadeira rocha que chora a ausência de um filho executado numa chacina e o casal de artistas fracassados, Tânia e Marcos.

Os textos, organizados e expostos por Arlindo, e conectados ao retrospecto biográfico do Joy Division, servem como um exercício estético de ovacionar Closer em seus 40 anos. Com drama e tom pesado, e também com humor decadente e autodepreciativo – marcas de estilo do autor –, o disco é celebrado – não como uma peça mórbida, simples culto ao suicídio de Ian Curtis a inspirar outros a fazerem o mesmo –, mas como uma obra-prima que valoriza o aprendizado pela compreensão dos grandes dramas individuais e coletivos; um triunfo da vontade inspirada pela arte para superar as perdas e o sofrimento humano. Ian Curtis previu que o disco seria um fracasso. Felizmente, ele estava errado.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Música

Edições (2)

ver mais
Joy Division - Closer: testamento musical
Joy Division - Closer: Testamento Musical

Similares

(1) ver mais
Ad Infinitum

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 6
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 17
17%

33%

67%

Marcelo Amado
cadastrou em:
06/07/2020 14:18:56
Marcelo Amado
editou em:
06/07/2020 14:19:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR