Juliano, o Apóstata

Juliano, o Apóstata Dmitri Merejkowski


Compartilhe


Juliano, o Apóstata (Coleção Grandes Biografias)


A Morte dos Deuses




[Julian the Apostate - The Death of the Gods (1895)] '-' A biografia de Flávio Cláudio Juliano— General e Imperador Romano nascido em Constantinopla em 331 d.C. — m. a 26 de junho de 363 d.C. (31 anos) em Maranga, atual Samarra - Mesopotâmia. Homem de notável formação intelectual (...) o responsável pela educação de Juliano, o eunuco Mardônio, educou-o nos antigos clássicos pagãos, despertando assim no futuro imperador grande interesse pelo Helenismo e o gosto pela leitura. Mais tarde, Juliano foi autorizado a completar a sua formação intelectual em Constantinopla e Nicomédia (atual İzmit, na Turquia), onde freqüentou escolas retóricas de prestígio), cujo governo de apenas vinte meses, ficou marcado pela tentativa de restabelecer o culto ao Panteão dos Deuses Olímpicos — Zeus, Hélios — e os valores e tradições da Filosofia e da antiga religião oficial de Roma.

O período em que Juliano governou ficou retratado na História como o da “Restauração Pagã”, pois houve uma tentativa por parte do imperador de restaurar a cultura pagã do Império. O novo imperador, embora batizado e doutrinado no Cristianismo, adotou a Filosofia e as antigas crenças "pagãs" greco-romanas, o que lhe valeu posteriormente o apelido de "Apóstata".

Apesar de ter tomado medidas para limitar e restringir o exercício do ensino pelos mestres cristãos e das ordens para que (re)abrissem os templos e academias e restituíssem o culto aos deuses, o governo de Juliano não foi marcado pela intolerância religiosa ou perseguição aos Cristãos. [Wikipedia].

Aventura / Ficção / História / Literatura Estrangeira / Romance / Suspense e Mistério / Esoterismo / Sociologia

Edições (2)

ver mais
A Morte dos Deuses
Juliano, o Apóstata

Similares

(33) ver mais
O Nascimento dos Deuses
O Romance de Leonardo da Vinci
Os Césares
Carta a Diogneto | Aristides de Atenas | Taciano, o Sírio | Atenágoras de Atenas | Teófilo de Antioquia | Hermias, o filósofo

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 5
5
ranking 40
40%
4
ranking 60
60%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

66%

34%

Caiut
cadastrou em:
01/04/2013 15:34:26
orffeus
editou em:
03/03/2016 18:51:57