Junqueira Freire: Obra poética

Junqueira Freire: Obra poética Junqueira Freire


Compartilhe


Junqueira Freire: Obra poética


Vol. I. e II : "Inspirações do Claustro" e "Contradições Poéticas e Inéditos".




A coleção "Os Baianos", inaugurada com a publicação das Obras Completas de Gregório de Matos (em 7 volumes e com o título de "Crônica do Viver Baiano Seiscentista" tem continuidade com os dois volumes da OBRA POÉTICA DE JUNQUEIRA FREIRE. Em seu último ano de vida, o Poeta fez publicar seu primeiro livro, "Inspirações do Claustro". Do material que deixou inédito seu amigo, o poeta Franklin Dória, retirou outro volume intitulado CONTRADIÇÕES POÉTICAS. A edição crítica preparada pelo professor e escritor Roberto Alvim Corrêa das obras completas de Junqueira Freire acrescentou ao texto anteriormente divulgado algumas poesias esparsas e versos inéditos. A presente edição respeita a divisão em dois volumes, não apenas para seguir as anteriores mas respondendo à preocupação de isolar em volume a parte de sua obra selecionada pelo próprio poeta. Ao segundo, acrescenta-se agora a coleção de inéditos ainda conservada nos arquivos da Academia Brasileira de Letras, que os recebeu de Franklin Dória. Esses cadernos manuscritos foram examinados pelo escritor baiano Homero Pires, quando, na década de 20 deste século, preparava seu excelente ensaio sobre Junqueira Freire, sua vida, sua época, sua obra, (edições A Ordem, 1929) em que divulga uma relação de poesias inéditas do autor. Algumas dessas poesias não se encontram mais nos arquivos acadêmicos não se sabendo que destino terão tomado. Resta-nos lamentar o desaparecimento de documentação tão importante, talvez irrecuperável, e a impossibilidade de localizar as poesias eróticas de Junqueira Freire, que revelariam outra faceta de sua obra importante. Dessas apenas uma, "Amores de Poeta" foi publicada na coleção "Versos Livres, Eróticos e Burlescos de Eminentes Poetas Brasileiros", edição de 1899.
Esta edição é dirigida a quantos se dedicam aos estudos da poesia brasileira, especialmente os mestres e alunos das nossas universidades. Por sua importância, a vida e a obra de Junqueira Freire reclamam estudos aprofundados, que possibilitem uma edição definitiva. Nossos objetivos são bem mais modestos: devolver à circulação a obra de JF, ausente das livrarias e universidades desde 1944 (edição crítica de Roberto Alvim Corrêa), precisamente quando começaram a funcionar as nossas Faculdades de Filosofia; divulgar a coleção de inéditos, de cuja existência se tem notícia há meio século e que ainda existem nos arquivos da Academia.

Edições (1)

ver mais
Junqueira Freire: Obra poética

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 4.8 / 4
5
ranking 75
75%
4
ranking 25
25%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Pedro
cadastrou em:
07/07/2013 18:15:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR