Juventude

Juventude J. M. Coetzee


Compartilhe


Juventude





John está prestes a se formar em matemática, mas sua grande aspiração na vida é tornar-se poeta. O problema é que a poesia - como as mulheres mais interessantes - não se entrega para qualquer um. Assim, o rapaz aguarda ansiosamente pelas experiências de vida que farão com que ele entre em contato com “o fogo sagrado” da inspiração poética e do verdadeiro amor.
É em busca desse ideal que ele abandona a turbulenta África do Sul dos anos 1960 e vai para Londres. Tudo o que arranja na antiga metrópole, porém, é um tedioso emprego de programador de computadores. Além de uma ou outra namorada, que nunca está à altura das paixões que ele imagina necessárias para que um homem seja tocado pela chama da arte e da poesia.
Juventude é um dos romances autobiográficos de J.M. Coetzee, no qual ele reconstrói com crueza e bom humor seus ideais juvenis. Vencedor do Prêmio Nobel em 2003, o autor se volta para a memória pessoal, com a mesma força narrativa de seus outros livros: frases curtas e certeiras, sem nenhuma afetação, desenhando personagens que vão crescendo e se tornando mais complexos a cada parágrafo.
Juventude é o segundo volume das Cenas da vida na província, cuja primeira parte, Boyhood, foi publicada no Brasil com o título Cenas de uma vida.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
Juventude
Juventude
Juventude

Similares

(8) ver mais
Infância
Verão
Desonra
Verão

Resenhas para Juventude (7)

ver mais
on 17/3/09


Genial, Como qualquer poeta deve se sentir fora do peso do mundo, das influência, da paixão pela poesia, pela escrita. Ser jovem e querer escrever é saber esperar, é saber que algum dia seu lugar aparecerá.... leia mais

Estatísticas

Desejam85
Trocam1
Avaliações 4.0 / 171
5
ranking 32
32%
4
ranking 44
44%
3
ranking 19
19%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

47%

53%

Marcos
cadastrou em:
11/04/2013 16:15:39