Kanikosen

Kanikosen Takiji Kobayashi


Compartilhe


Kanikosen


O navio caranguejeiro




Kanikosen é um marco na literatura proletária no Japão. Conta a história de um grupo de trabalhadores de um dos famigerados navios-fábrica, embarcações pesqueiras que contavam com instalações para conserva e embalagem de alimentos enlatados. Elas saiam do norte do Japão para o gelado mar de Okhotsk (na Rússia) em busca de caranguejos — nem todos os trabalhadores, porém, voltavam vivos para contar sua história devido às terríveis condições de salubridade e segurança ali encontradas.

Logo os eventos dentro do navio assumem ares de uma representação dos reveses do capitalismo moderno e da conscientização da classe trabalhadora. Os trabalhadores em questão se organizam e fundam um sindicato em alto-mar, buscando medidas para tomar controle do navio. Kobayashi cria aqui um brilhante microcosmo do que seria uma revolução proletária no Japão imperial.

Literatura Estrangeira / Política

Edições (1)

ver mais
Kanikosen

Similares

(2) ver mais
Shanghai
Kanikosen

Resenhas para Kanikosen (4)

ver mais
É preciso conhecer os dois lados da história
on 31/3/22


Um navio. Um mundo estilizado da dinâmica do capitalismo moderno e dos raios de conscientização dos trabalhadores explorados. Os trabalhadores, enfrentando um dia a dia de privações, doenças, tarefas exaustivas e comida ruim, conseguem se organizar em uma espécie de sindicato para, mais do que tomar o controle do navio, sobreviver. Kanikōsen é considerado um marco na literatura proletária no Japão. A história que se descortina traz à tona os bastidores de um dos famigerados navio... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 16
5
ranking 50
50%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Nana
cadastrou em:
01/11/2021 01:39:44
Maiky
editou em:
23/07/2023 20:52:39