Kant - Volume I

Kant - Volume I Immanuel Kant


Compartilhe


Kant - Volume I (Os Pensadores #7)


Crítica da razão Pura




Na linha da consolidação da autonomia da Razão, o alemão Immanuel Kant representa a solução lógica dos problemas legados pelo Idealismo cartesiano e pelo Empirismo inglês. Fortemente influenciado pela crítica de David Hume à Metafísica, Kant concebeu o projeto de uma análie crítica dos mecanismos do conhecimento que mostrasse, de um lado, a legitimidade dos procedimentos e categorias que então triunfavam no saber científico, e de outro lado apontasse, com precisão, os limites do conhecimento teórico. Boa parte das pretensões da Razão, entende ele, não podem ser efetivamente realizadas no campo que legitimamente deve ser considerada uma necessidade especulativa que não pode ser satisfeita pela Razão. A analítica kantiana situa-se na origem da epistemologia moderna e contemporânea, e tornou-se referência obrigatória de todos os autores que, do século XIX para cá, tentaram equacionar os problemas filosóficos da Teoria e da Prática.
NESTE VOLUME
CRÍTICA DA RAZÃO PURA
(1ª parte)
A Estética Transcendental e a primeira parte da Lógica Transcendental (Analitica), apresentadas neste primeiro volume de Kant,
constituem as duas primeiras divisões da Crítica da Razão Pura. Nelas Kant examina as relações entre o Entendimento e a Realidade e enuncia as condições em que as categorias lógicas podem ser corretamente aplicadas aos conteúdos veiculados pelos sentidos configurando assim a estrutura da experiencia de conhecimento.

Filosofia

Edições (3)

ver mais
Kant - Volume I
Kant
Kant (I)

Similares

(6) ver mais
Prolegômenos a qualquer metafísica futura que possa apresentar-se como Ciência
A crítica da razão pura
Kant
Crítica da Razão Prática

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 9
5
ranking 67
67%
4
ranking 22
22%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 11
11%

62%

38%

Fotossíntese
cadastrou em:
10/04/2010 17:11:54
Biblioteca.Lindaura
editou em:
22/08/2018 21:44:02